Ciência Política

Aula Magna do curso de Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas

A FGV EAESP recebeu nosso Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Luiz de Almeida, para a Aula Magna do curso de Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas

Segundo o Ministro e professor da FGV EAESP, o Brasil possui tendências estruturais desafiadoras como desigualdade, dependência econômica, dificuldade com a democracia e a participação popular no âmbito político e, por fim, o racismo – um elemento que constitui o cerne das relações sociais no país. O maior desafio de sua gestão é como construir uma solidez institucional e uma configuração jurídico-política no ministério para se manter para prosperidade e superar adversidades. Qual é a configuração administrativa para o ministério ser capaz de enfrentar os desafios que o Brasil tem? O Ministro é firme ao afirmar que nós, brasileiros, precisamos lutar por políticas de direitos humanos e ter mais participação política.

Silvio de Almeida lembra que temos um país de despreza os direitos humanos, não tratando dignamente negros, mulheres, povos indígenas, pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTQIAPN+ e não protegendo vítimas de violência em geral. Para enfrentar todos esses desafios, o Ministério definiu 4 eixos de atuação política para cada uma das populações citadas: comunicação, educação, proteção e promoção dos direitos humanos, e mais recentemente, promoção da cidadania – tornar a vida das pessoas melhor, fazê-las acessar seus direitos garantidos.

Para finalizar aula, as falas foram de coragem e esperança para mudar a vida das pessoas, pois essa é a função de um Administrador Público. A FGV EAESP agradece a ilustre presença e a mensagem de resiliência de nosso Ministro.

Saiba mais sobre o Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas

Cadastre-se para receber nossa newsletter