Institucional

Carta de motivação: Como estruturar e destacar seu potencial

Mais do que um requisito, ela é uma oportunidade para o candidato refletir sobre sua trajetória acadêmica e profissional.

carta de motivação

carta de motivação é um dos primeiros passos no processo de candidatura a programas de mestrado ou doutorado. Mais do que um requisito, ela é uma oportunidade para o(a) candidato(a) refletir sobre sua trajetória acadêmica e profissional, seus objetivos e como o programa escolhido se alinha com seu projeto de carreira. 

Esse documento permite apresentar, de forma estruturada, os motivos que o(a) levaram a escolher determinado curso, destacando afinidades com linhas de pesquisa, disciplinas, professores e temas de interesse. Também é o espaço para demonstrar quais experiências pessoais ou profissionais evidenciam suas qualificações e aspirações. 

A carta não deve ser uma repetição do currículo, mas uma narrativa autêntica que revele sua motivação, expectativas e contribuições para o programa Pense sempre a partir de experiências que evidenciam suas características e conhecimentos. Pode ser escrita em português ou inglês e deve ter, no máximo, uma página.  

Quais dicas práticas para escrever a carta?

Confira dicas práticas para a elaboração da carta e um modelo voltado ao Mestrado Profissional em Relações Internacionais (MPRI): 

  • Inicie com uma breve apresentação: nome, formação, cargo atual (se aplicável). Aqui é possível fazer referência a algum aspecto específico que conecte sua trajetória à sua motivação para cursar o mestrado.  
     
  • Descreva sua trajetória: quais foram os desafios enfrentados, suas conquistas e reconhecimentos?  
     
  • Impacto e lições: qual foi seu legado e o que você aprendeu durante a sua trajetória?  
     
  • Quais são seus objetivos e propósitos? No que você se imagina atuando?  
     
  • Por que você se interessou pelo MPRI? Como essa oportunidade se conecta ao seu propósito?  
     
  • Quais são as características e conhecimentos que você possui que o tornam um bom candidato ao programa? 
     
  • Quais são suas expectativas? O que você quer aprender e onde você pretende chegar?  

Para saber mais sobre o curso de Mestrado Profissional em Relações Internacionais (MPRI)acesse o site.  

Cadastre-se para receber nossa newsletter