Institucional

Confira o que rolou no Open Day FGV

Open Day Mestrados e Doutorados FGV

Hoje, os programas de mestrado e doutorado da FGV se reuniram em um evento para esclarecer dúvidas sobre a admissão em programas de pós-graduação da instituição.

Open-day-fgv

Open Day Mestrados e Doutorados FGV

Hoje, os programas de mestrado e doutorado da FGV se reuniram em um evento para esclarecer dúvidas sobre a admissão em programas de pós-graduação da instituição.

O evento começou com duas palestras, a primeira delas abordando a Cultura de Inovação em ambientes acadêmicos e corporativos, em um mundo onde a transformação é constante e rápida. Flávio Pripas, CSO da Digibee, compartilhou sua experiência profissional destacando a importância da adaptabilidade em um mercado em constante evolução. Pripas destacou exemplos de empresas disruptivas como Netflix e Tesla, ilustrando as mudanças significativas nos últimos 20 anos em produção, distribuição e comportamento social cognitivo. Ele enfatizou a importância de sair da zona de conforto e adaptar-se às transformações tecnológicas, especialmente em um ponto de inflexão como 2023, em que tecnologias como IA e ChatGPT estão se tornando mais acessíveis e têm o potencial de impulsionar a inteligência aumentada.

Para Pripas, essas tecnologias são ferramentas que podem aumentar a produtividade humana e quem não se adaptar a essas mudanças enfrentará desafios no mercado. O professor Delane Botelho, da FGV EAESP, também destacou a importância da cultura de inovação no ambiente acadêmico e sua integração com o setor corporativo, com foco na curiosidade e no papel do aluno como protagonista, incorporando tecnologia e pensamento crítico nos programas de pós-graduação.

Capes

A segunda palestra contou com os professores da FGV Ricardo Lopes Cardoso e Ricardo Gomes com o convidado da CAPES, Lucas Salviano, que apresentou o Sistema Nacional de Pós-graduação brasileiro. Formado por vários agentes e sua interação entre eles, o SNPG existe para promover a formação de recursos humanos e produção de conhecimento científico no país. Os programas de pós-graduação são um dos protagonistas desse sistema. Com alguns dados sobre onde a educação brasileira acontece, se no ambiente público ou no privado, o crescimento da área de pós-graduação ao longo dos anos, evolução das propostas submetidas para novos cursos, dentro outros, Lucas mostrou uma média de mais de 200 mil pessoas ingressando na pós-graduação strictu sensu no Brasil por ano.

A discussão também girou em tornou das bolsas, recursos de custeio, o portal de periódicos da Capes e sua função na democratização de acesso ao conhecimento, a diferença de mestrado e doutorado, além da diferença entre programas acadêmicos e profissionais. Lucas também explicou os critérios de distribuição de bolsas para os programas e como consultar as notas dos programas no portal Capes para não cair em fraudes.

Saiba mais sobre os programas de Mestrado e Doutorado da FGV: https://mestrado-doutorado.fgv.br/

 

Cadastre-se para receber nossa newsletter