Administração de Empresas
Explorando a Nova Linha de Atuação do Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade
O Mestrado Profissional em Gestão para Competitividade (MPGC) lança mais uma linha de atuação – Inovação Corporativa.
Os ecossistemas de inovação ganharam importância nos dias atuais dentro das organizações. Com o objetivo de acelerar os motores do crescimento da empresa e desenvolver capacidade de liderar e inovar no mundo dos negócios acelerados de hoje, o Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade lança mais uma linha de pesquisa focada em Inovação Corporativa.
Nesses ecossistemas inovadores, saber gerenciar os atores que complementam a oferta de valor da empresa é fundamental. Muitas das empresas que fornecem bens e serviços complementares são startups inseridas em ecossistemas de empreendedorismo compostos por aceleradoras, capitalistas de risco, agências de governo, universidades e outras grandes empresas. O desafio do gestor é saber lidar com essas startups e integrá-las de forma efetiva aos processos internos, permitindo crescimento da organização.
Para isso, a linha permite ao aluno entender em profundidade os desafios de se trabalhar com esse tipo de inovação aberta e saber as possibilidades de orquestrar esses ecossistemas, trazendo uma visão sobre a forma como as empresas podem superar esses desafios ao melhorar sua forma de relacionamento com os parceiros complementadores da oferta de serviço e com startups.
Para que uma inovação se torne economicamente viável é necessário ter-se um profundo conhecimento não apenas dos processos de desenvolvimento técnico, mas também dos padrões de estágios de penetração desta inovação. Para isso, há disciplinas de imersão em práticas e dinâmicas visando o exercício da criatividade para a inovação, a mudança e sua gestão pela perspectiva de gestores e colaboradores, visando fomentar a cultura de inovação.
A nova linha pretende abordar a questão da Inovação Corporativa de forma ampla e perpassando diversas outras áreas complementares como contexto jurídico, governança de projetos de inovação, digital literacy e tecnologias emergentes, impacto socioambiental, marketing, leis de incentivo, sistemas e métricas, entre outros.
Confira aqui o vídeo da coordenadora da linha, Prof. Luciana Hashiba