Gestão de Pessoas
Líderes e gerentes são a mesma coisa? Diferenças e desafios.
Líderes e gerentes são a mesma coisa? Diferenças e desafios.
O recente artigo de posicionamento do professor Anderson Sant'Anna publicado na GV Executivo explora as diferenças entre treinamento gerencial e desenvolvimento de liderança, destacando a necessidade de equilibrar competências operacionais e habilidades interpessoais na formação de líderes. Em um cenário cada vez mais diversificado, integrado, globalizado e automatizado, as competências gerenciais tradicionais estão perdendo relevância, enquanto a liderança se torna crucial para inspirar inovação e sustentabilidade a longo prazo.
A diferença entre gerentes e líderes é que, enquanto os gerentes lidam com eficiência operacional e controle, os líderes focam em relacionamentos interpessoais, motivação, engajamento e visão estratégica. O desenvolvimento de líderes e gerentes é uma jornada contínua que combina experiências práticas, aprendizado formal, orientação individualizada e reflexão pessoal. O artigo encoraja organizações e profissionais à busca constante por aprimoramento de competências humanas. No artigo, o autor destaca que “crescer e desenvolver exige desejo, coragem, resiliência, esforço, abertura e capacidade de lidar com o diferente, com aquilo que irrita e surpreende. Não é tarefa para fracos”.
Esses conceitos são desenvolvidos no Mestrado Profissional em Gestão de Pessoas da FGV, que busca preparar futuros líderes para os desafios complexos do ambiente empresarial contemporâneo. Juntos, poderemos criar as condições estruturantes que permitam ao Brasil uma posição de destaque neste novo capítulo da evolução das forças produtivas globais.
#liderança #competências #gerência #economiadigital
Confira o artigo na íntegra aqui
As inscrições para o Mestrado Profissional em Gestão de Pessoas da FGV EAESP estão disponíveis, saiba mais e inscreva-se aqui.