Administração

Primeiro programa de mestrado profissional em administração do Brasil completa 30 anos

O primeiro programa de mestrado profissional do Brasil - Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), está prestes a completar 30 anos de história marcada pelo pioneirismo, excelência acadêmica e uma abordagem inovadora.

mpa-30-anos

O primeiro programa de mestrado profissional do Brasil - Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), está prestes a completar 30 anos de história marcada pelo pioneirismo, excelência acadêmica e uma abordagem inovadora. Fundado pela FGV EAESP, o programa foi criado com o intuito de oferecer uma formação avançada e prática em Administração, atendendo às demandas do mercado brasileiro.

O início

A origem do MPA remonta a 1991, quando o professor Antonio Carlos Manfredini da Cunha Oliveira apresentou ao então diretor da EAESP, Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, uma proposta para a criação de um curso que combinasse rigor acadêmico e aplicação prática. Essa visão inovadora foi prontamente acolhida e abraçada pelo diretor subsequente, Michael Paul Zeitlin, que solicitou ao professor Manfredini que elaborasse o projeto do curso.

O projeto do MPA foi concebido com base em padrões internacionais, inspirados nos renomados programas de Master Business in Administration (MBA) de instituições como Harvard e The Wharton School. A intenção era estabelecer um programa de mestrado profissional no Brasil com um caráter internacional, adaptado à realidade brasileira. Desde o seu início, o MPA adotou práticas e requisitos alinhados com os padrões internacionais, como a utilização do teste GMAT (Graduate Management Admission Test), amplamente reconhecido como um indicador de aptidão acadêmica e analítica.

Parcerias internacionais

O MPA foi pioneiro em estabelecer parcerias internacionais para a obtenção de duplo diploma. A primeira dessas parcerias foi estabelecida com a Universidade do Texas, em Austin, e outras colaborações internacionais foram fortalecidas ao longo dos anos, solidificando a reputação da EAESP como uma instituição globalmente conectada. A escola tornou-se o quarto membro da aliança internacional PIM (Partnership in International Management), juntando-se a instituições de prestígio como a New York University, London Business School e École des hautes études commerciales de Paris (HEC), que atualmente conta com 25 das principais escolas de administração do mundo.

Desde sua primeira turma, em 1993, o Programa recebeu uma demanda significativa de candidatos qualificados, graças à sua reputação de excelência e rigor acadêmico. O sucesso do programa chamou a atenção do GMAC, responsável pela aplicação do teste GMAT - Graduate Management Admission Test, que percebeu a importância da EAESP como a única escola da América Latina a utilizar os padrões do teste.

Além disso, o coordenador de área da CAPES, Abílio Afonso Baeta Neves, reconheceu a estrutura e os objetivos inovadores do MPA, iniciando o processo de regulamentação dos programas profissionais no Brasil, culminando na normativa que formalizou os Mestrados Profissionais no país em 1998.

Atualmente a coordenação do programa é de Paul Ferreira e o curso continua sendo um programa de referência, reconhecido pela sua tradição, qualidade e relevância no campo da Administração. Com foco em atender às mudanças socioeconômicas do Brasil, o programa busca maior representatividade entre os alunos e ampliar sua exposição no país, alcançando estudantes de outras regiões além de São Paulo.

Para saber mais sobre o MPA, acesse o site.

Cadastre-se para receber nossa newsletter