Administração Pública
Professora Flavia Scabin recebe prêmio de melhor tese de doutorado da FGV EAESP

A professora e pesquisadora das FGV Direito SP Flavia Scabin recebeu o prêmio de melhor tese produzida no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Administração Pública e Governo da Escola de Administração da FGV em São Paulo (FGV EAESP).
Com o nome “A visão das empresas de mineração acerca do seu papel em relação aos Direitos Humanos: uma leitura a partir dos seus relatórios de sustentabilidade e de sua política de Direitos Humanos”, a tese de doutorado da professora investiga se a adoção dos Princípios Orientadores da ONU Sobre Direitos Humanos pelo Brasil em 2011 trouxe alguma mudança na forma de se fazer negócios e se houve algum avanço no respeito aos direitos humanos pelo setor de mineração no país. A pesquisa sistematizou e analisou os relatórios de sustentabilidade das empresas de mineração no Brasil, considerando-se suas atividades e operações entre 2009 e 2019, assim como suas políticas de direitos humanos.
Os resultados dessas análises permitiram concluir que não houve alteração na forma como as empresas percebem sua relação com os direitos humanos, e que as empresas parecem fazer negócios como sempre fizeram: concentram-se em evitar o envolvimento com abusos a direitos para mitigar riscos aos negócios e conferem maior atenção aos direitos associados às suas atividades intramuros, sobretudo em relação aos direitos trabalhistas, que comparativamente a riscos a direitos associados ao deslocamento forçado de populações ou a conflitos associados à terra, tendem a ser mais regulados. Com o apoio de entrevistas realizadas com membros da alta gestão das empresas de mineração e com pessoas atingidas, esses resultados permitiram levar à conclusão de que parte das falhas das empresas em respeitarem os direitos humanos são falhas do Estado, de não realizar a sua obrigação de proteger os direitos humanos.
Flavia Scabin é, além de professora, coordenadora do Centro de Direitos Humanos e Empresas da FGV Direito SP (FGV CeDHE), que tem como missão realizar pesquisas que influenciem políticas públicas e práticas empresariais, buscando garantir a proteção dos direitos das populações impactadas pelos negócios. Graduada pela PUC-SP, mestre pela USP e doutora pela FGV, Flavia também é especialista em direitos humanos do Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), membro do Centro Regional de Tomada de Decisão da Unesco e da Agenda de Convergência para Grande Empreendimentos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, além de integrar o conselho consultivo da OpenKnowledge e da Global Engagement Services (GES), sendo responsável pela análise de casos envolvendo mineração e projetos de infraestrutura. A professora atua ainda como consultora da International Finance Corporation (IFC) e do Banco Mundial para assuntos relacionados a projetos de infraestrutura, seus impactos nos direitos humanos e licenciamento ambiental.
A tese de doutorado da professora Flavia Scabin está disponível em A visão das empresas de mineração acerca do seu papel em relação aos Direitos Humanos: uma leitura a partir dos seus relatórios de sustentabilidade e de sua política de Direitos Humanos
Conteúdo relacionado
Administração de Empresas
Conheça as Oficinas de Publicação do Doutorado Profissional em Administração da EAESP
Administração de Empresas
Primeiro programa de mestrado profissional em administração do Brasil completa 30 anos