PROCESSO SELETIVO - Ingresso no 1º semestre de 2025
Em breve novas turmas
Avise-mePeríodo de inscrição:
01/07/2024 a 25/10/2024
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Um programa na fronteira do conhecimento da Economia
O Doutorado em Economia da EPGE é um curso de duração ideal de quatro anos que objetiva formar acadêmicos que dialoguem com o que há de mais avançado em Economia no cenário mundial. A ênfase do Doutorado é quantitativa, na fronteira de campos selecionados da Ciência Econômica, mas procurando formar acadêmicos com domínio sofisticado de todas as áreas relevantes da Economia.
Desde a sua criação, em 1961, a EPGE tem formado parte relevante dos economistas brasileiros de maior destaque profissional, bem como pesquisadores e professores que hoje em dia lecionam em alguns dos melhores departamentos de economia no Brasil e no exterior. Compõem o conjunto de ex-alunos da FGV EPGE funcionários públicos de alto escalão, incluindo Ministros de Estado, Governadores, Presidentes e Diretores do Banco Central do Brasil. Bem como diretores e presidentes (CEOs) de prestigiosas empresas privadas, seja no Brasil ou no exterior.
Desde 2010, o programa de doutorado da EPGE obteve nota máxima na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Duração:
04 anos
Horário:
De segunda a sexta, em horário integral
Título Concedido:
Doutor(a) em Economia
Trabalho de Conclusão:
Tese
O programa de doutorado capacita os alunos para se tornarem pesquisadores e professores de excelência, além de oferecer um sólido treinamento para aqueles que desejam seguir carreira nos setores público ou privado.
A EPGE convida graduandos e graduados de todas as áreas, em particular de Economia, Matemática, Estatística, Engenharias, Administração a participarem de nosso processo de admissão. Não é requisito para o acesso ao doutorado que o candidato tenha título de mestre. Também não há necessidade de que sua graduação tenha se dado em economia.
O candidato aprovado no processo seletivo da EPGE é isento do pagamento de mensalidades no curso de doutorado.
O aluno do doutorado da EPGE concorre a bolsas por meio das agências de fomento (CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CAPES/PROEX - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Programa de Excelência Acadêmica; e FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).
Também há a possibilidade de bolsas adicionais, obtidas por meio de parcerias com instituições privadas.
Vale ressaltar que a dedicação exclusiva ao curso é algo desejável e aconselhável.
ÊNFASES
O curso é estruturado em seis linhas de pesquisa:
Desenvolvimento Econômico
Econometria
Macroeconomia
Finanças
Microeconomia Aplicada
Teoria Econômica
Rankings e distinções da FGV EPGE.
CAPES
Desde 2010, a EPGE obteve notas máximas nas quatro últimas avaliações de todos os seus programas de pós-graduação disponibilizadas pela CAPES/MEC.
Ranking Internacional da Universidade de Tilburg
1º Lugar na América Latina no conjunto das avaliações do Ranking Internacional da Universidade de Tilburg para Departamentos de Economia desde 2010.
RePEc
1º lugar no índice RePEc de cursos de Economia do Brasil.
Índice Geral de Cursos
1º lugar nacional no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, em 9 das 15 avaliações já realizadas, dentre mais de 2.100 Instituições de Ensino Superior do Brasil em todas as áreas do conhecimento.
Econometric Society
Quatro Fellows da Econometric Society que trabalham em departamentos de economia no Brasil estão na EPGE
ANPEC
1º lugar nacional pela 4ª vez nas 7 últimas avaliações da ANPEC, dentre as Graduações em Economia do Brasil.
CORPO DOCENTE
Professores atuando na fronteira e em temas diversos da pesquisa em Economia.
Os professores da FGV EPGE se dedicam ao magistério e à pesquisa em tempo integral, equiparando-se aos seus pares nos melhores centros internacionais e sendo permanentemente convidados a apresentarem os resultados de seus estudos aos melhores departamentos de Economia e Negócios do mundo. Com o forte incentivo da Escola, eles fazem pesquisas e publicações no exterior, o que os obriga a estarem sempre na fronteira do conhecimento.
Por meio do programa de professores visitantes, a EPGE também recebe ilustres nomes da Economia global, incluindo pesquisadores laureados com o Prêmio Nobel em Economia: Robert Engle, Christopher Sims, James Heckman, Edward Prescott, Robert Lucas Jr, Eric Maskin e John Nash.
OPÇÃO 1 – Seleção Externa
OPÇÃO 2 - Curso de Introdução à Análise Matemática.
Sobre a FGV EPGE
A Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) contribui ativamente para a expansão do conhecimento na área de Economia, incentivando o desenvolvimento nacional. Isso acontece por meio da educação de ponta que a Escola oferece e, também, pelos estudos e pesquisas que ela desenvolve, decisivos para a formulação de políticas públicas e privadas.
Diante do comprovado padrão de excelência, a Escola tem recebido avaliações máximas de diferentes órgãos e institutos do Brasil e do mundo. |
Precisa de mais informações?
Deixe os seus dados abaixo que entraremos em contato para atender você!