Doutorado Acadêmico
EPGE
Rio de Janeiro
Economia
RJ
Economia
PROCESSO SELETIVO - Ingresso no 1º semestre de 2024
Período de inscrição:

24/07/2023 a 27/10/2023

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Um programa na fronteira do conhecimento da Economia

Doutorado em Economia da EPGE é um curso de duração ideal de quatro anos que objetiva formar acadêmicos que dialoguem com o que há de mais avançado em Economia no cenário mundial. A ênfase do Doutorado é quantitativa, na fronteira de campos selecionados da Ciência Econômica, mas procurando formar acadêmicos com domínio sofisticado de todas as áreas relevantes da Economia.

Desde a sua criação, em 1961, a EPGE tem formado parte relevante dos economistas brasileiros de maior destaque profissional, bem como pesquisadores e professores que hoje em dia lecionam em alguns dos melhores departamentos de economia no Brasil e no exterior. Compõem o conjunto de ex-alunos da FGV EPGE funcionários públicos de alto escalão, incluindo Ministros de Estado, Governadores, Presidentes e Diretores do Banco Central do Brasil. Bem como diretores e presidentes (CEOs) de prestigiosas empresas privadas, seja no Brasil ou no exterior.

Desde 2010, o programa de doutorado da EPGE obteve nota máxima na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

  • Duração: 

    04 anos


  • Horário:

    De segunda a sexta, em horário integral

 

  • Título Concedido: 

    Doutorado em Economia


  • Trabalho de Conclusão: 

    Tese

Objetivo

O programa de doutorado capacita os alunos para se tornarem pesquisadores e professores de excelência, além de oferecer um sólido treinamento para aqueles que desejam seguir carreira nos setores público ou privado.

A quem se destina

A EPGE convida graduandos e graduados de todas as áreas, em particular de Economia, Matemática, Estatística, Engenharias, Administração a participarem de nosso processo de admissão. Não é requisito para o acesso ao doutorado que o candidato tenha título de mestre. Também não há necessidade de que sua graduação tenha se dado em economia.

Investimento

O candidato aprovado no processo seletivo da EPGE é isento do pagamento de mensalidades no curso de doutorado.

Bolsas de estudo

O aluno do doutorado da EPGE concorre a bolsas por meio das agências de fomento (CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CAPES/PROEX - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Programa de Excelência Acadêmica; e FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

Também há a possibilidade de bolsas adicionais, obtidas por meio de parcerias com instituições privadas.

Vale ressaltar que a dedicação exclusiva ao curso é algo desejável e aconselhável.

ÊNFASES

O curso é estruturado em seis linhas de pesquisa:  

  • Desenvolvimento Econômico 
  • Econometria 
  • Macroeconomia
  • Finanças 
  • Microeconomia Aplicada  
  • Teoria Econômica 

Rankings e distinções da FGV EPGE.

 

alunos_epge
CAPES

Desde 2010, a EPGE obteve notas máximas nas quatro últimas avaliações de todos os seus programas de pós-graduação disponibilizadas pela CAPES/MEC.

 

Ranking Internacional da Universidade de Tilburg

Desde 2010, o 1º departamento de Economia na América Latina, segundo o Ranking Internacional da Universidade de Tilburg.

 

RePEc

1º lugar no índice RePEc de cursos de Economia do Brasil.

Índice Geral de Cursos 

1º lugar nacional no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, em 9 das 14 avaliações já realizadas, dentre mais de 2.100 Instituições de Ensino Superior do Brasil em todas as áreas do conhecimento.

 

Econometric Society 

Quatro dos sete Fellows da Econometric Society que trabalham em departamentos de economia no Brasil estão na EPGE

 

ANPEC

1º lugar nacional pela 4ª vez nas 6 últimas avaliações da ANPEC, dentre as Graduações em Economia do Brasil. O Exame ANPEC seleciona alunos para cursos de mestrado e doutorado em Economia de todo o país.

CORPO DOCENTE

Professores atuando na fronteira e em temas diversos da pesquisa em Economia.

 

GRADE E CORPO DOCENTE

Os professores da FGV EPGE se dedicam ao magistério e à pesquisa em tempo integral, equiparando-se aos seus pares nos melhores centros internacionais e sendo permanentemente convidados a apresentarem os resultados de seus estudos aos melhores departamentos de Economia e Negócios do mundo. Com o forte incentivo da Escola, eles fazem pesquisas e publicações no exterior, o que os obriga a estarem sempre na fronteira do conhecimento.  

Por meio do programa de professores visitantes, a EPGE também recebe ilustres nomes da Economia global, incluindo pesquisadores laureados com o Prêmio Nobel em Economia: Robert Engle, Christopher Sims, James Heckman, Edward Prescott, Robert Lucas Jr, Eric Maskin e John Nash. 

foto do coordenador
Coordenador do Curso
Lucas Jover Maestri

Ph.D. em Economia, Universidade de Yale, 2011.

Depoimentos

Quem tem FGV se destaca

  • exaluno_epge_gabriel
    O mestrado e doutorado na EPGE demandam dedicação intensa, no entanto, essa exigência é compensada por uma formação muito sólida. O mercado de trabalho, especialmente o financeiro, busca profissionais com habilidades avançadas em econometria, finanças e macroeconomia, competências desenvolvidas pela pós-graduação da EPGE.”
    Gabriel Hartung
    ex-aluno do Doutorado em Economia EPGE
    EPGE
  • Foto do aluno da EPGE
    Os seminários que a gente tem aqui na EPGE ao longo do ano inteiro, com especialistas de fora, fazem com que seja possível criar uma consciência do que está sendo feito em termos de pesquisa, nos levando a pensar em novos problemas no mesmo nível de alunos de renomadas universidades internacionais.
    Luiz Broterhood
    ex-aluno do Doutorado em Economia
    EPGE

Processo seletivo do programa de Doutorado Direto 
 

O Doutorado Direto permite ao aluno ingressar diretamente no doutorado sem que, para isto, precise passar pelo curso de mestrado, seja da EPGE ou de outras instituições. O Doutorado direto em economia da EPGE é aberto a portadores de diploma de graduação em qualquer área de conhecimento, sendo mais indicado para aquelas com ênfase em métodos quantitativos. Possuir o mestrado (em alguma área) pode em alguns casos ajudar no processo seletivo, mas não é condição necessária para o ingresso no Doutorado Direto.

A EPGE selecionará seus candidatos ao Programa de Doutorado Direto em Economia por meio de duas formas possíveis de ingresso. A seguir estão as etapas do processo seletivo das duas opções:

OPÇÃO 1 – Seleção Externa

numero 1
Envio de documentos

Os candidatos devem enviar os seguintes documentos:

- Documento de identidade;

- Curriculum Vitae ou Currículo Lattes;

- Duas as Cartas de Recomendação;

- Diploma e Histórico da Graduação;

- Desempenho nos exames ANPEC ou GRE. 

numero 2
Entrevistas

Os alunos que passam na fase inicial são convidados para uma entrevista com o os membros do comitê de seleção.

 

numero 3
Resultado final

A seleção final dos candidatos se baseia nos resultados das entrevistas e do processo seletivo inicial.

OPÇÃO 2 - Curso de Introdução à Análise Matemática.

numero 1
Ingresso no curso de Introdução à Análise Matemática

Alternativamente ao tradicional processo de Seleção Externa do Programa de Doutorado Direto em Economia da EPGE, a Escola também poderá aceitar alunos aprovados com nota igual ou superior a 8 (oito) em Curso de Introdução à Análise Matemática.

São elegíveis à matrícula nesse curso alunos de qualquer Instituição de Ensino Superior, em áreas de economia ou correlatas (como Engenharia, Administração ou Estatística).

O curso é usualmente oferecido anualmente, no segundo semestre.

Sobre a FGV EPGE  

A Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) contribui ativamente para a expansão do conhecimento na área de Economia, incentivando o desenvolvimento nacional. Isso acontece por meio da educação de ponta que a Escola oferece e, também, pelos estudos e pesquisas que ela desenvolve, decisivos para a formulação de políticas públicas e privadas. 

Diante do comprovado padrão de excelência, a Escola tem recebido avaliações máximas de diferentes órgãos e institutos do Brasil e do mundo.

Precisa de mais informações?

Deixe os seus dados abaixo que entraremos em contato para atender você! 

col
card

Ao manifestar interesse neste curso ou processo seletivo, você poderá receber comunicações futuras da FGV sobre novas oportunidades relacionadas no(s) meio(s) de contato designado(s). Caso não queira mais receber essas comunicações, você poderá se descadastrar a qualquer momento diretamente nas mensagens recebidas ou por meio do Portal do Titular, no link https://portal.fgv.br/protecao-dados-pessoais.