Doutorado Acadêmico
EMAp
Rio de Janeiro
Modelagem Matemática
RJ
Modelagem Matemática
Período de inscrição:

18/09/2023 a 01/12/2023

Taxa de Inscrição:

Gratuita

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Um Programa que trata a Matemática de maneira estratégica 

O Doutorado em Modelagem Matemática possibilita uma formação acadêmica de ponta, que usa a matemática aplicada para a solução de problemas concretos, subsidiando a tomada de decisões. 

O curso conta com abordagem moderna e metodologia inovadora para formar experts na área, gerando conhecimentos de excelência. Contando com variadas linhas de pesquisas acadêmica, científica e tecnológica, o Doutorado envolve temas como epidemiologia, análises estocásticas, ciência de dados e estatística. 

  • Duração: 

    04 anos.


  • Carga Horária: 

    420 horas de aula + Seminários + Dissertação


  • Horário:

    As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, em sua maioria das 14h20 às 18h00. Os Seminários de Pesquisa são realizados às quintas-feiras, das 16h às 18h. 


  • Créditos: 

    Para obter o título de Doutor, o aluno precisa de 33 créditos, incluindo uma Tese, Seminários de Pesquisas, três disciplinas centrais (12 créditos) e quatro disciplinas eletivas (16 créditos), estas últimas pertencentes a duas linhas de pesquisa diferentes.


  • Título Concedido: 

    Doutor em Modelagem Matemática.


  • Trabalho de Conclusão: 

    Tese.

Objetivo

Possibilitar ao doutorando a capacidade de analisar cenários e dar suporte à tomada de decisões em situações de uso intensivo de dados. Também pretende formar excelentes pesquisadores na área. 

A quem se destina

O Doutorado Acadêmico em Modelagem Matemática é destinado a mestres em Matemática, Estatística, Matemática Aplicada, Computação, Engenharia, Física, Economia e áreas afins, que desejam atuar com pesquisa acadêmica, científica e tecnológica ou que pretendam se especializar ainda mais em Modelagem Matemática. 

Investimento

Para o primeiro semestre de 2023, serão concedidas duas bolsas de Estudos Prosup/Capes aos aprovados no processo seletivo.

A concessão dessas bolsas está sujeita à disponibilidade e às normas estabelecidas pelas agências públicas de fomento (CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Programa de Excelência Acadêmica). Parcerias com algumas instituições privadas também têm possibilitado a provisão de bolsas adicionais.

Funcionamento

o Doutorado tem como eixos disciplinares a Matemática Aplicada e as Ciências da Computação e da Informação. Para a obtenção do título de Doutor, o aluno deverá obter no mínimo 42 créditos, assim distribuídos: seis disciplinas centrais, totalizando 18 créditos, e oito disciplinas eletivas, totalizando 24 créditos. As oito disciplinas eletivas precisam pertencer a duas linhas de pesquisa distintas, sendo que cinco devem ser na linha principal e três em outra (uma disciplina pode pertencer a mais de uma linha de pesquisa).

ÊNFASES

Conheça as Linhas de Pesquisa

 

Métodos Estocásticos

Sendo uma das áreas da Matemática com mais aplicações no mundo real, essa linha estuda as Equações Diferenciais Estocásticas e a incorporação de path-dependence em diversos aspectos da teoria. 

Também trata da resolução numérica das equações diferenciais, em particular aleatórias (RDEs) e estocásticas (EDEs). A teoria de EDEs e RDEs são temas, no cruzamento das equações diferenciais e processos estocásticos, com uma ampla variedade de aplicações na modelagem de fenômenos e situações práticas em que as grandezas de interesse estão sujeitas a perturbações aleatórias.  

Finanças e Risco

Estuda modelos e métodos matemáticos, tendo como foco as aplicações em problemas de Finanças, Economia e Ciências Atuariais. No que diz respeito a Finanças e Economia, os projetos de pesquisa são usualmente baseados em técnicas envolvendo Cálculo Estocástico e/ou Equações Diferenciais Parciais. Já no que se refere às Ciências Atuariais, como cálculo de Reservas, tendem a utilizar modelos estatísticos de regressão ou séries temporais. 

Estatística

É dividida em aspectos teóricos, metodológicos e aplicados envolvendo análise de dados. Em particular, os pesquisadores da EMAp estão interessados nas seguintes áreas da Estatística: Estimação de séries temporais em alta dimensão; Modelagem de séries temporais não lineares; Testes não-paramétricos; Simulação Monte Carlo para inferência Bayesiana; Inferência estatística para problemas de otimização estocásticos avessos ao risco ou riscos neutros (teoremas do limite central, testes de hipóteses, intervalos de confiança não assintóticos); Testes de hipóteses não paramétricos usando técnicas de otimização convexa. 

Controle e Otimização

Estuda problemas de Otimização em que as variáveis de estado estão sujeitas às equações diferenciais (ordinárias ou parciais) cujas dinâmicas dependem de uma variável de controle, enquanto a Otimização Estocástica é focada no estudo de problemas de otimização envolvendo incertezas modeladas por um processo estocástico. Um problema de otimização estocástica é, em geral, formulado pelo uso de medidas de risco condicionais. 

Epidemiologia

Com mais de um século de tradição, incorpora ideias e métodos de diferentes ramos da Matemática na representação e na análise de seus objetos de estudo. 

Na EMAp, o grupo de Epidemiologia Matemática estuda as informações sobre como as doenças transmissíveis podem ser tratadas do ponto de vista quantitativo, de forma distinta das clássicas técnicas estatísticas bem conhecidas no meio médico. Além disso, os projetos requerem uma noção básica sobre as suposições biológicas e os modelos matemáticos que estão por trás dos modelos de infecções e das ferramentas hoje disponíveis para extrair informações biológicas a partir desses modelos. 

Ciência de Dados

Objetiva a exploração e o desenvolvimento de objetos e problemas de pesquisa por meio de métodos oriundos da aprendizagem estatística de máquinas (Machine Learning) e suas aplicações na análise de dados estruturados e não estruturados. Esta gama de objetos empíricos envolve dados numéricos, categóricos, dados textuais, imagens, grafos, séries temporais, dentre outros. A linha compreende, também, o desenvolvimento de algoritmos, linguagens e metodologias para manipulação destas bases de dados complexas, em tarefas tais como classificação, regressão, aprendizagem, identificação de agrupamentos (clusters), sistemas de recomendação, otimização, extração e representação de conhecimento, modelização de domínios de conhecimento, mineração de dados, mineração textual, visualização, análise de sentimentos, análise de dados em alta dimensão, criptografia. 

aluno_emap

Diferenciais do Doutorado Acadêmico em Modelagem Matemática.

 

alunos_emap
Colaborativo 

A FGV EMAp estimula a troca de experiências e a integração entre antigos e atuais membros da Escola por meio do Programa de Acompanhamento aos Ex-Alunos, que funciona como um excelente canal de networking, fomentando o intercâmbio intelectual entre as pessoas e criando oportunidades para a formação de parcerias estratégicas. 

 

Internacional 

Os alunos da FGV EMAp têm a oportunidade de trocar conhecimentos e vivenciar o ensino de universidades de renome em todo o mundo. São muitas opções de destino internacionais, disponíveis para tornar a formação dos estudantes ainda mais completa. Alunos estrangeiros também têm portas abertas para estudar na Escola. 

Ascendente 

Há o apoio da inserção dos alunos no mercado de trabalho, por meio do Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreiras, que atua, prioritariamente, com o gerenciamento e a divulgação de oportunidades profissionais, estágios e orientação individual ao planejamento de carreira. 

 
Acessível 

Nos meses de janeiro e fevereiro, a FGV EMAp oferece opções gratuitas de cursos, minicursos, workshops e seminários acadêmicos de verão para alunos da FGV e também de outras instituições de ensino superior. Os cursos são realizados por professores e pesquisadores renomados, possuem curta duração e englobam um rico conteúdo sobre a Matemática Aplicada. Assim, os alunos podem expandir o seu conhecimento e criar uma sólida rede de contatos. 

CORPO DOCENTE

Professores antenados com o que há de mais atual   

O corpo docente da FGV EMAp tem excelência acadêmica, participando de relevantes pesquisas globais, interagindo com cientistas estrangeiros e ocupando posições de liderança em diversos comitês internacionais. 

CORPO DOCENTE

Eles atuam para reforçar o papel da FGV como um dos melhores Think Tanks do planeta, gerando conhecimentos aplicáveis na política, na economia e na cultura, bem como auxiliando o desenvolvimento do Brasil.

Disciplinas

O Doutorado em Modelagem Matemática da FGV EMAp tem como eixos disciplinares a Matemática Aplicada e as Ciências da Computação e da Informação.

Para a obtenção do título de Doutor, o aluno deverá obter no mínimo 42 créditos, assim distribuídos: seis disciplinas centrais, totalizando 18 créditos, e oito disciplinas eletivas, totalizando 24 créditos. As oito disciplinas eletivas precisam pertencer a duas linhas de pesquisa distintas, sendo que cinco devem ser na linha principal e três em outra (note que a mesma disciplina pode pertencer a mais de uma linha de pesquisa).

foto do coordenador
Coordenador do Curso

 

César Camacho

Doutor pela Universidade da Califórnia em Berkeley

ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO

Quer conhecer melhor o Doutorado, ver todas as suas vantagens e tirar todas as suas dúvidas?

Então, assista ao vídeo:
Depoimentos

Quem tem FGV se destaca

  • Foto da aluna da EMAp
    A experiência que tive no Mestrado transformou completamente a minha visão do que é fazer pesquisa e da academia em geral. O que mais gostei no curso foi o fato de me sentir sempre acolhida. Os professores estavam sempre juntos para pensar em novas soluções. E isso é algo inestimável. Na EMAp, eu aprendi sobre coisas que eu nem imaginava que existiam
    Brenda Quesada Prallon
    ex-aluna do Mestrado Acadêmico em Modelagem Matemática
    EMAp

Etapas do Processo Seletivo

 

numero um
Documentação

O candidato deve enviar os documentos listados no Edital, que inclui currículo vitae ou lattes, os quais serão avaliados pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação, constituída por docentes do Programa. 

numero dois
Curso de Nivelamento

O candidato selecionado na etapa anterior participará de um curso de verão, cujo desempenho será determinante para a aprovação no processo. 

numero três
Matrícula

Os candidatos aprovados em todas as etapas do processo seletivo poderão realizar a matrícula. 

Importante ressaltar que a divulgação dos candidatos aprovados é feita no site da Escola (https://emap.fgv.br), em ordem decrescente de classificação. Há, também, uma relação de suplentes, que integram a lista de espera e que podem ser acionados em caso de desistência ou desclassificação de candidatos selecionados. 

Saiba mais sobre a FGV EMAp 

Inovação é uma marca da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp), que nasceu com o objetivo de desenvolver a Matemática contemporânea, adaptada aos desafios da Era da Informação e do Conhecimento.

Mais sobre a escola

Oferecendo cursos de Graduação e Pós-Graduação, a Escola tem a missão de obter e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos de base matemática, estimulando projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como parcerias institucionais internas e externas.

Com abordagem arrojada, que inclui Ciências de Dados e Inteligência Artificial, a FGV EMAp prepara seus alunos para atuar em setores estratégicos de associações públicas e privadas, além de capacitá-los para projetos acadêmicos e de pesquisa.

Precisa de mais informações?

Deixe os seus dados abaixo que entraremos em contato para atender você!

col
card

Ao manifestar interesse neste curso ou processo seletivo, você poderá receber comunicações futuras da FGV sobre novas oportunidades relacionadas no(s) meio(s) de contato designado(s). Caso não queira mais receber essas comunicações, você poderá se descadastrar a qualquer momento diretamente nas mensagens recebidas ou por meio do Portal do Titular, no link https://portal.fgv.br/protecao-dados-pessoais.