APRESENTAÇÃO DO CURSO

A melhor colocação no mercado acadêmico do país.

O Doutorado Acadêmico em Economia forma ícones do cenário econômico global, oferecendo a melhor colocação do Brasil no mercado acadêmico: os egressos conseguem empregos em instituições de qualidade no exterior, produzindo estudos inovadores nos campos de mercado financeiro, setor público, comércio internacional, macroeconomia aberta, entre outros.

  • Duração:

    Até 04 anos e seis meses


  • Carga Horária: 

    720 horas.


  • Créditos: 

    48.


  • Título Concedido: 

    Doutor(a) em Economia.


  • Trabalho de Conclusão: 

    Defesa de tese pública, a qual deve ser aprovada por um comitê.

Objetivo

O curso de doutorado treina alunos para serem pesquisadores bem-sucedidos. O curso também oferece excelente treinamento para indivíduos que desejam seguir carreira nos setores público ou privado.

A quem se destina

O Doutorado Acadêmico em Economia é ideal para profissionais que já cursaram o Mestrado Acadêmico e desejam aprofundar os seus estudos no campo de atuação, tornando-se referências nacionais e internacionais da Economia.

Funcionamento

O curso é organizado em trimestres letivos, com quatro trimestres por ano, além de cursos de inverno e verão. Os alunos de doutorado precisam fazer vinte e quatro disciplinas de dois créditos, além de cursos de nivelamento em Estatística e Matemática. As disciplinas do curso são divididas em oito disciplinas obrigatórias e dezesseis disciplinas eletivas. As disciplinas obrigatórias são as mesmas do mestrado acadêmico.


As disciplinas obrigatórias, formativas e eletivas, são bimestrais. Os alunos podem escolher as matérias que desejam cursar em cada semestre, de acordo com as orientações do Programa e suas necessidades. 


Os alunos também precisam se matricular em oito trimestres distintos de Seminários Acadêmicos e quatro trimestres de Seminários de Tese, e precisam apresentar um projeto de tese em um seminário de tese até o fim do terceiro ano de curso. Por último, os alunos precisam completar e defender uma tese de doutorado.

 

Investimento

A FGV EESP oferece bolsas de estudo, próprias ou de agências de fomento (CAPES e CNPq), para alunos aceitos no programa de Doutorado Acadêmico em Economia. Essa oferta depende da disponibilidade de recursos da escola e da existência de cotas de bolsa de agências de fomento.

Diferenciais do Doutorado Acadêmico em Economia

 

casal de alunos lendo papeis
Contemporâneo

Há a conjunção entre pesquisa e ensino, o que torna o aprendizado sempre atual. Os alunos têm aulas com pesquisadores que possuem pares internacionais e que fazem publicações nos melhores periódicos do mundo, sempre antenados com as questões do momento.

 

Influente

Docentes renomados, muitos deles agraciados com o Prêmio Nobel em Economia, atuam como visitantes do Doutorado Acadêmico, compartilhando os seus ricos conhecimentos com os alunos.

 

Referencial

Os alunos saem do Doutorado Acadêmico em Economia aptos para irem trabalhar em renomadas instituições nacionais e internacionais, produzindo pesquisas de vanguarda no cenário econômico mundial. Além disso, os alunos podem se envolver em atividades de ensino na Graduação da FGV.

DISCIPLINAS E CORPO DOCENTE

Professores que marcam seus nomes no mundo da Economia.

Os professores pesquisadores do Doutorado Acadêmico em Economia da FGV SP publicam regularmente nos melhores periódicos do mundo, além de já terem recebido diversas bolsas e prêmios acadêmicos.

Disciplinas

As disciplinas obrigatórias, formativas e eletivas, são bimestrais. Os alunos podem escolher as matérias que desejam cursar em cada semestre, de acordo com as orientações do Programa e suas necessidades. A escolha das disciplinas deve ser feita em comum acordo com o líder da Linha de Pesquisa a que estiver vinculado e/ou respectivo orientador.


Estrutura curricular sugerida do doutorado acadêmico


Confira o catálogo das disciplinas regularmente ofertadas no curso.

foto do coordenador
Coordenador do Curso
Emanuel Ornelas

Ph. D. em Economia - University of Wisconsin-Madison

 

TESES E DISSERTAÇÕES

Conheça as dissertações dos nossos alunos do Mestrado Acadêmico em Economia.
 

Bancas Agendadas 
Dissertações Publicadas 
economia
Depoimentos

Quem tem FGV se destaca

  • Foto do aluno da FGV
    No Mestrado em Economia, você recebe atenção e tem convívio próximo com os professores. A formação que eles propõem foram essenciais para a minha escolha pela FGV.
    Eduardo Zylberstajn
    ex-aluno de Mestrado Acadêmico em Economia
    EESP

Etapas do Processo Seletivo

 

numero um
Envio de Documentos

Candidatos enviam currículo acadêmico, histórico escolar, duas cartas de recomendação, uma carta de intenções acadêmicas e a sua performance no GRE ou no Exame ANPEC.

numero dois
Entrevista

Os candidatos que passam na fase inicial são convidados para uma entrevista, que pode ser presencial ou por skype, com membros do comitê de seleção.

numero três
Resultado Final

A seleção final dos candidatos se baseia nos resultados das entrevistas e do processo seletivo inicial.

Sobre a FGV EESP

A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) é um centro de excelência na geração e transmissão do saber econômico, que apoia a formação de uma elite intelectual e dirigente do país.

Contando com diversos centros e núcleos de pesquisa, a escola possui uma parceria com a Ripple sobre criptofinanças e um Núcleo de Estudos em Data Science (NDS).

A FGV EESP também conta com uma série ativa de seminários acadêmicos, nos quais professores e alunos apresentam trabalhos e contribuem, de maneira fundamental, para a vida intelectual da escola

Precisa de mais informações?

Deixe seu contato abaixo para receber nosso atendimento.

col
card

Ao manifestar interesse neste curso ou processo seletivo, você poderá receber comunicações futuras da FGV sobre novas oportunidades relacionadas no(s) meio(s) de contato designado(s). Caso não queira mais receber essas comunicações, você poderá se descadastrar a qualquer momento diretamente nas mensagens recebidas ou por meio do Portal do Titular, no link https://portal.fgv.br/protecao-dados-pessoais.