Mestrado Acadêmico
EBAPE
Rio de Janeiro
Administração
RJ
Administração
Inscrições abertas
Período de inscrição:

05/02/2024 a 29/11/2024

Taxa de Inscrição:

R$ 120,00 até 20/07 às 18h Após R$150,00

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O mais alto nível de conhecimento em Administração 

Com formação metodológica equivalente à oferecida pelas melhores instituições internacionais, aulas totalmente ministradas em inglês e conhecimento aprofundado dos diversos contextos da administração, o Programa de Pós-Graduação Acadêmica em Administração da FGV EBAPE é composto pelos Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração. Os dois cursos estão fortemente interligados e partilham dos mesmos valores e princípios. 

O Programa oferece o que há de mais atual nas quatro áreas de conhecimento: “Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão”, “Gestão e Organizações”, “Finanças” e “Instituições, Política e Governo”. 

 

aluna-ebape
  • Duração:

    21 meses.


  • Carga Horária:

    510h


  • Horário:

    As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, podendo ter aulas aos sábados, das 9h às 12h.  


  • Crédito:

    34.


  • Titulação:

    Mestre em Administração.


  • Trabalho de conclusão:

    Dissertação.

Objetivo

O Mestrado Acadêmico em Administração traz um conhecimento aprofundado da área, o que contribui para que os profissionais se destaquem no mercado de trabalho. O curso também prepara o aluno para ingressar no Doutorado, seja na própria EBAPE ou em outra instituição de prestígio do mundo, estimulando o estudante a trilhar uma carreira de sucesso, que pode ser no mundo corporativo, na docência ou em projetos de pesquisa.

A quem se destina

Com uma abordagem interdisciplinar, o Programa é destinado a profissionais com Graduação em Administração ou em áreas afins, que queiram adquirir conhecimentos refinados, com critérios rigorosos de qualidade, alavancando as suas carreiras.


Em geral, o curso atrai alunos de Economia, Engenharia, Computação, Psicologia, Neurociência, Ciência Política, Sociologia, Contabilidade, Estatística e Matemática Aplicada.

Funcionamento

Nos primeiros quatro trimestres letivos, os alunos devem obter 26 créditos (o equivalente a 12 disciplinas de dois créditos cada e os Graduate Seminars I, II, III e IV). Depois, o aluno deve completar dois créditos por meio dos Seminários Orientados de Pesquisa, obter a aprovação do Projeto de Dissertação até o final do 5º trimestre letivo e defender a dissertação de Mestrado. Os mestrandos devem cursar disciplinas de Método, matérias eletivas, disciplinas da linha de pesquisa e Seminário Orientado de Pesquisa.

Investimento

Ampla disponibilidade de bolsas de estudo para aprovados no processo seletivo.

 

ÊNFASES

Conheça as Linhas de Pesquisa

 

Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão

Pretende compreender como os indivíduos tomam decisões em contextos relevantes para empresas e governos, incluindo tópicos como o comportamento do consumidor, o comportamento financeiro e o comportamento dos gerentes e trabalhadores nas organizações.

Estratégia, Gestão e Organizações

Busca compreender fenômenos de gestão em organizações, tanto no âmbito público quanto no de gestão corporativa, incluindo temas como teoria das organizações, estratégia competitiva, internacionalização, governança e controle, cultura organizacional e processos de gestão. 

Finanças

Abrange uma série de disciplinas que proporcionam estudo aprofundado de questões fundamentais em Finanças Corporativas, Avaliação de Ativos, Sistema Bancário, Contabilidade e Tomada de Decisões Financeiras. 

Instituições, Política e Governo

Envolve o estudo de instituições políticas, política pública e governo em uma perspectiva comparada, abordando uma questão fundamental: “Como e quando instituições políticas afetam resultados relativos ao governo, formulação de políticas e políticas públicas?”. São utilizadas ferramentas teóricas e metodológicas da Economia política comparada para investigar o funcionamento de instituições e sistemas políticos e o processo de formulação de políticas, assim como seu efeito nas políticas públicas e no desempenho econômico. 

Cada aluno deve seguir uma linha específica, podendo cursar, de forma eletiva, disciplinas das demais linhas.  

aluno_map

Diferenciais do Mestrado Acadêmico em Administração.

 

aluno_map
Internacional 

Com aulas em inglês, o Programa incentiva o aluno a estudar no exterior durante, pelo menos, um semestre, enriquecendo o currículo com aulas adicionais, promovendo a participação em projetos de pesquisa e, principalmente, possibilitando o intercâmbio com pesquisadores de universidades de prestígio do mundo todo. 

 

Multicultural 

A diversidade geográfica e acadêmica dos corpos discente e docente viabiliza trocas cultural e educacional extremamente enriquecedoras.  

Focado 

A dedicação exclusiva é um pré-requisito para aqueles que pretendem cursar o programa acadêmico na FGV EBAPE, afinal, parte significativa do processo de aprendizado acontece nos laboratórios, nos eventos e em outros espaços onde conceitos, métodos e novas ideias de pesquisa são discutidos diariamente por alunos e professores.

 

Relevante 

A FGV EBAPE investe em Centros de Pesquisa com a finalidade de viabilizar a conexão entre o estudo acadêmico e os problemas do cotidiano das empresas, governo e sociedade. Grande parte das pesquisas realizadas por professores e alunos têm despertado o interesse tanto da academia quanto das organizações públicas e privadas.  

CORPO DOCENTE

Professores que produzem conteúdos impactantes.

A maioria dos professores do Mestrado Acadêmico em Administração tem Doutorado em prestigiadas instituições estrangeiras, tais como HEC Paris, Goethe University, Mannheim University,  UCLA, UCSD, Northwestern University, University of Florida, Carnegie Mellon University e UT-Austin. 

Corpo Docente

Além disso, vários deles atuam como professores em instituições reconhecidas, como UC Berkeley, University of Washington, Princeton University, Tilburg University, ERAMUS University e Michigan State University.  

O conhecimento produzido pelos professores do Mestrado Acadêmico está entre os mais influentes do país: de acordo com a base de dados Web of Science, da agência Thompson Reuters, o número de vezes que outros pesquisadores mencionaram artigos de professores do corpo docente do Mestrado já superou a marca das 1000 citações.  Além de estar entre os mais produtivos do país, com maior número de artigos publicados em periódicos da CAPES, os professores do Mestrado Acadêmico em Administração da FGV fazem parte do grupo nacional com mais destaque em renomados periódicos do mundo, nos setores de Marketing, Finanças, Management, Psicologia, Ciência Política e Administração Pública. 

Foto do coordenador do curso
Coordenador do Curso
Ricardo Lopes

Doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA-USP), Mestre em Ciências Contábeis (FAF-UERJ).

TESES E DISSERTAÇÕES

Confira aqui as dissertações realizadas pelos nossos alunos.

Dissertações Publicadas ›

BAIXE O CATÁLOGO

Saiba mais sobre Mestrado Acadêmico em Administração da FGV EBAPE.

OPEN DAY - MSc & PhD

Quer conhecer melhor os Mestrados e Doutorados Acadêmicos da EBAPE? Assista ao vídeo do Open Day Presencial.
 

Etapas do Processo Seletivo

 

numero um
Inscrição

No site, o interessado deve fazer a inscrição, pagar o boleto bancário e enviar os documentos solicitados no edital. O candidato deverá indicar, no ato da inscrição, até duas linhas de pesquisa, em ordem de preferência.  

numero dois
Análise de documentos

A banca examinadora analisará os documentos e convocará os aprovados para entrevista.  

numero três
Entrevista

Os selecionados serão convocados para a entrevista, que será realizada na língua inglesa.  

FGV EBAPE  

Situada no coração do Rio de Janeiro, a Escola de Administração Brasileira de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE) conta com um corpo docente respeitado e produtivo, que faz publicações regulares nas mais importantes revistas especializadas do mundo. 

Primeiro lugar no MEC e com reconhecimento do governo brasileiro, a Escola oferece oportunidades globais de aprendizado e de trabalho, contando com selos de acreditação internacional: EQUIS (European Foundation for Management Development - EFMD) e AACSB (The Association to Advance Collegiate Schools of Business). 

Reconhecimento Internacional

A FGV EBAPE possui selos de qualidade conferidos pelas mais importantes instituições do campo da administração no mundo.

As acreditações conferem às instituições de ensino de administração e negócios, certificação internacional de excelência aos programas oferecidos. A FGV EBAPE conquistou quatro selos das principais acreditadoras mundiais:

 

logos

 

Precisa de mais informações?

Deixe os seus dados abaixo que entraremos em contato para atender você!

col
card

Ao manifestar interesse neste curso ou processo seletivo, você poderá receber comunicações futuras da FGV sobre novas oportunidades relacionadas no(s) meio(s) de contato designado(s). Caso não queira mais receber essas comunicações, você poderá se descadastrar a qualquer momento diretamente nas mensagens recebidas ou por meio do Portal do Titular, no link https://portal.fgv.br/protecao-dados-pessoais.