Mestrado Acadêmico
EPGE
Rio de Janeiro
Economia
RJ
Economia
Período de inscrição:

05/06/2024 a 08/12/2024

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Um programa na fronteira do conhecimento da Economia

A missão da EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) é contribuir para o ensino e para a expansão do conhecimento na área de economia. Sempre apoiada pela atividade de pesquisa do corpo docente e discente, a busca da excelência no ensino.  O Programa de Pós Graduação da EPGE tem formado parte relevante dos economistas brasileiros de maior destaque profissional, bem como pesquisadores e professores que hoje em dia lecionam em alguns dos melhores departamentos de economia no Brasil e no exterior.

Compõem o conjunto de ex-alunos da FGV EPGE funcionários públicos de alto escalão, incluindo Ministros de Estado, Governadores, Presidentes e Diretores do Banco Central do Brasil. Bem como diretores e presidentes (CEOs) de prestigiosas empresas privadas, seja no Brasil ou no exterior.

As publicações de professores nos mais importantes periódicos científicos internacionais têm sido frequentes e crescentes.  O corpo docente se dedica ao magistério e à pesquisa em tempo integral e é convidado a ensinar e apresentar os resultados de suas pesquisas aos melhores departamentos de economia e negócios do mundo.

Desde 2010, a EPGE obteve notas máximas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na avaliação de todos os seus programas de Pós-Graduação.

  • Duração: 

    2 anos


  • Horário:

     Segunda à Sexta em horário integral

  • Título Concedido: 

    Mestre em Economia


  • Trabalho de Conclusão: 

    Dissertação.

Objetivo

Mestrado em Economia da EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) tem como objetivos fornecer ampla e sólida base conceitual em economia. Prepara os alunos tanto para o prosseguimento dos estudos no programa de doutorado da própria EPGE ou de outra instituição, quanto para o ingresso imediato em atividades profissionais diversas nos setores público e privado e na área acadêmica. Assim como no caso do doutorado, não é necessário que a graduação tenha se dado em economia.

A quem se Destina

Podem inscrever-se no Mestrado em Economia candidatos brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no Brasil, portadores de diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC ou de Diploma estrangeiro validado pelo governo brasileiro. 

A seleção para ingresso no programa de mestrado acadêmico em economia se baseará primordialmente no exame da ANPEC – Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia. Adicionalmente, solicita-se que o(a) candidato(a) envie para a Escola: Histórico Escolar do Curso de Graduação, Curriculum Vitae ou Lattes e duas Cartas de Recomendação

Funcionamento

Os Programas de Mestrado e Doutorado da EPGE seguem os modelos dos principais departamentos de economia internacionais, compartilhando o mesmo Ciclo Básico e Áreas de Pesquisa. O aluno deve cursar disciplinas obrigatórias, eletivas e cumprir carga horária nas atividades de Seminários de Pesquisa. As matérias do ciclo de pesquisa, que são obrigatórias para alunos do Doutorado, podem ser cursadas como eletivas pelos alunos do Mestrado. A maioria das matérias é ministrada em português, mas, em alguns casos, será em inglês.

Investimento

O candidato aprovado no processo seletivo da EPGE é isento do pagamento de mensalidades no curso, podendo concorrer, ainda, a bolsas por meio das agências de fomento (CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CAPES/PROEX - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Programa de Excelência Acadêmica; e FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

Também há a possibilidade de bolsas adicionais, obtidas por meio de parcerias com instituições privadas.

Vale ressaltar que, como a dedicação exclusiva ao curso é algo desejável e extremamente aconselhável, os alunos que se candidatam a bolsas não podem possuir qualquer vínculo empregatício.

ÊNFASES

O curso é estruturado em seis linhas de pesquisa:

  • Desenvolvimento Econômico
  • Econometria
  • Macroeconomia
  • Finanças
  • Microeconomia Aplicada
  • Teoria Econômica

Diferenciais do Mestrado Acadêmico em Economia.

 

alunos_ebape
Aplicável

Ao juntar a pesquisa do seu corpo docente e discente ao ensino, a Escola provê o que há de mais moderno na literatura especializada internacional.

 

Atual

Os alunos convivem com o estado da arte científico e tecnológico, o que não permite a depreciação externa do conhecimento (a chamada obsolescência tecnológica). Eles aprendem por meio de uma linguagem econômica simples e direta, que é complementada pelo uso de instrumentos que estão na fronteira do conhecimento e da técnica vigentes.

 
Interdisciplinar

O incentivo permanente aos estudos complementares em áreas correlatas do saber, não só na própria FGV EPGE, como também em várias outras instituições de excelência na área das Ciências Sociais, torna o Mestrado interdisciplinar, o que é de imensa importância para capacitar profissionais para fazer análises de problemas práticos e científicos.

Reconhecido

Com as melhores notas do mercado, o curso de Mestrado Acadêmico da FGV EPGE ocupa os primeiros lugares nos rankings de todo o mundo.

 

Acessível

Na provisão de bolsas de estudo e outros auxílios discentes, a EPGE dá ênfase não apenas ao mérito acadêmico, à força de vontade e à dedicação ao estudo de cada aluno, mas também às suas necessidades materiais. O objetivo, nesse último quesito, é permitir e fomentar a equidade de acesso.

 

Atrativo

A formação é tão boa e sólida que os alunos se tornam atraentes para o mercado de trabalho, seja no segmento privado ou público. Por isso, a empregabilidade do Mestrado Acadêmico em Economia é muito alta.

CORPO DOCENTE

Professores de excelência

 

CORPO DOCENTE

Os docentes da EPGE são contratados no mercado internacional, estando sempre sujeitos, na sua avaliação, a competir de igual para igual com seus pares nos melhores centros mundiais da sua área de conhecimento.

As publicações de professores nos mais importantes periódicos científicos internacionais têm sido frequentes e crescentes. O corpo docente se dedica ao magistério e à pesquisa em tempo integral e é convidado a ensinar e apresentar os resultados de suas pesquisas aos melhores departamentos de economia e negócios do mundo.

foto do coordenador
Coordenador do Curso
Lucas Jover Maestri

Ph.D. em Economia, Universidade de Yale, 2011

TESES E DISSERTAÇÕES

Confira aqui as dissertações realizadas pelos nossos alunos.

Dissertações Publicadas 

INFORMAÇÕES

Saiba mais sobre o Mestrado Acadêmico em Economia.

PALAVRA DO DIRETOR

Opções relativas aos cursos de Mestrado e Doutorado na FGV EPGE

 

Depoimentos

Quem tem FGV se destaca

  • Foto do aluno da EPGE
    A Escola tem excelência acadêmica e lidera vários rankings. Muitas portas também são abertas para os alunos, que seguem carreiras brilhantes. Tenho vários colegas de Mestrado que estão em posição de destaque no Brasil e no exterior.
    Eduardo Monteiro Azevedo
    Ex-aluno de Mestrado Acadêmico - Turma 2005
    EPGE

Etapas do Processo Seletivo

 

numero 01
Exame da ANPEC

A seleção para ingresso no Programa de Mestrado Acadêmico em Economia se baseará primordialmente no exame da ANPEC – Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia, o qual é realizado anualmente.   As inscrições para o Exame Anpec 2025 acontecem no período de 03/06/24 a 31/07/24.  Confira o edital do exame na página da Anpec.

numero 02
Envio de documentos

Os candidatos devem enviar para a Escola: Histórico Escolar do Curso de Graduação, Curriculum Vitae ou Lattes e duas Cartas de Recomendação, no formato informado no Edital do curso. Prazo: até 14/10/2024 

numero 03
Convite e Recepção

A coordenação entrará em contato com os candidatos por e-mail e telefone. A Escola receberá os alunos que foram aprovados e aceitaram o convite de forma presencial, conforme programação a ser enviada na ocasião.

numero_4
Aceite da vaga e Matrícula no Programa

Informações sobre aceite da vaga e processo de matrícula serão enviados por e-mail pela Escola na ocasião, de acordo com o calendário de atividades da Anpec.

 

Sobre a FGV EPGE

A EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) contribui ativamente para a expansão do conhecimento na área de Economia, incentivando o desenvolvimento nacional. Isso acontece por meio da educação de ponta que a Escola oferece e, também, pelos estudos e pesquisas que ela desenvolve, decisivos para a formulação de políticas públicas e privadas.

Diante do comprovado padrão de excelência, a Escola tem recebido avaliações máximas de diferentes órgãos e institutos do Brasil e do mundo.

Precisa de mais informações?

Deixe os seus dados abaixo que entraremos em contato para atender você!

col
card

Ao manifestar interesse neste curso ou processo seletivo, você poderá receber comunicações futuras da FGV sobre novas oportunidades relacionadas no(s) meio(s) de contato designado(s). Caso não queira mais receber essas comunicações, você poderá se descadastrar a qualquer momento diretamente nas mensagens recebidas ou por meio do Portal do Titular, no link https://portal.fgv.br/protecao-dados-pessoais.