Mestrado Acadêmico
CPDOC
Rio de Janeiro
História, Política e Bens Culturais
RJ
História, Política e Bens Culturais
Período de inscrição:

01/08/2023 a 31/10/2023

Taxa de Inscrição:

R$ 40,00 até 22/09 às 18h: Após R$ 60,00

Data da Prova:

23/11/2023

Um olhar interdisciplinar e inovador das Ciências Sociais

Pioneiro no Brasil e com nota máxima da CAPES, o Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da FGV CPDOC conta com um Mestrado e um Doutorado Acadêmicos. 

Esse Mestrado foi criado com foco na interdisciplinaridade, partindo da premissa de que o dinamismo atual da história se deve, em larga medida, ao diálogo que a área promove com as Ciências Sociais.  

O Programa tem uma única área de concentração e três linhas de pesquisa. A área “História, Política e Bens Culturais” condensa o investimento intelectual no qual se concentram as atividades acadêmicas, abarcando os grandes campos de estudo contemplados pelas pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes: a história, a política e a cultura. 

 

  • Duração:

    24 meses.


  • Carga Horária:

    480h


  • Horário:
    As disciplinas e as bancas do Mestrado Acadêmico e do Doutorado Acadêmico são presenciais.

    Disciplinas obrigatórias presenciais concentradas – Em 2024, 18 a 22 de março, das 9h às 18h; e 02 a 06 de setembro, das 9h às 18h.

    Outras disciplinas obrigatórias e optativas online podem ocorrer de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30.


  • Titulação:

    Mestre em História, Política e Bens Culturais.


  • Trabalho de conclusão:

    Dissertação.

Objetivo

O curso tem a missão de formar profissionais de alto nível, deixando-os atualizados com relação aos debates metodológicos e epistemológicos que caracterizam o campo da História e das Ciências Sociais. Inseridos em redes nacionais e internacionais de produção de conhecimento, esses alunos fazem parte de grupos de pesquisas, projetos e dissertações, trabalhando com temáticas de interesse para a sociedade abrangente, que também atraem a comunidade acadêmica. 

A quem se destina

O Mestrado Acadêmico em História, Política e Bens Culturais é voltado para todos os portadores de diploma superior, independentemente da área de formação, que querem ter acesso a um ensino inovador, aprofundando os seus conhecimentos teóricos sobre esses temas e articulando-os com as suas práticas profissionais. 

Investimento

O candidato aprovado é isento do pagamento de mensalidades no curso e pode, ainda, concorrer a bolsas por meio das agências de fomento ou receber bolsas de estudo vinculadas a projetos de pesquisa desenvolvidos por professores do Programa.

Funcionamento

O aluno deve cursar duas disciplinas obrigatórias (História e Teoria Social e Métodos e Técnicas de Pesquisa); duas disciplinas optativas e dois seminários de pesquisa, que corresponderão à etapa de elaboração da dissertação, a cargo dos orientadores. As disciplinas e as bancas do Mestrado Acadêmico são presenciais. Uma das matérias optativas poderá ser substituída por disciplina de outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecido, desde valha pelo menos quatro créditos ou 60 horas/aula e que seja previamente comunicado à Coordenação do PPHPBC.

ÊNFASES

Conheça as Linhas de Pesquisa

 

INSTITUIÇÕES E POLÍTICA

Analisa ações, práticas e percepções de grupos sociais e de instituições, também avaliando os indivíduos. A ideia é contribuir para uma melhor compreensão dos processos de construção institucional e de tomada de decisão na estrutura do poder público; explorar o papel de lideranças políticas e sociais, bem como suas múltiplas e complexas interfaces com as instituições políticas mais amplas; discutir as políticas públicas e seus reflexos sociais na construção da cidadania; e conferir solidez acadêmica aos estudos de biografias e trajetórias pessoais. As atividades dessa linha são articuladas aos eventos dos Laboratórios de Estudos Políticos, de Estudos sobre Instituições, de Estudos sobre Militares e de Humanidades Digitais. 

MEMÓRIA E CULTURA

Considera-se os itinerários investigativos que abordam os conceitos de patrimônio, cultura (material e imaterial), tradição e representação, pensados a partir de diferentes suportes e linguagens. As temáticas vão do pensamento social brasileiro ao futebol, dos museus ao cinema e à televisão, das festas populares às comemorações cívicas, por exemplo. Parte importante das pesquisas desenvolvidas nesta linha se funda na tradição do CPDOC de desenvolver metodologias para o tratamento de arquivos e a constituição de acervos de história oral, sempre aliadas à reflexão crítica sobre os processos sociais de produção e circulação das fontes históricas. As atividades são articuladas aos eventos dos Laboratórios de Acervos, Memória e Informação, de Pensamento Social, de Estudos Audiovisuais, de Estudos do Esporte e de Estudos do Turismo. 

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Compreende uma série de atividades de investigação e análise sobre as transformações da ordem internacional, das políticas externas dos Estados nacionais, bem como da atuação internacional de atores não-estatais. As atividades de pesquisa incluem não somente aquelas que se situam exclusivamente na área de Relações Internacionais, mas também estudos que lançam mão de arcabouços conceituais de outras áreas de conhecimento — como a História, a Sociologia, a Economia e o Direito — com o objetivo de entender fenômenos de história e política internacional. Temas trabalhados nessa linha de pesquisa incluem: transformações globais e potências emergentes, processos de integração regional, políticas externas comparadas, segurança internacional e história global. As atividades são articuladas aos eventos do Centro de Relações Internacionais. 

prateleira de livros em perspectiva com fundo desfocado e primeiros livros em foco

 Diferenciais do Mestrado Acadêmico em História, Política e Bens Culturais.

 

casal de alunos lendo junto papel
Internacional

O curso conta com intercâmbio de alunos e de professores, que têm a oportunidade de experimentar uma vivência internacional em universidades estrangeiras conveniadas à FGV CPDOC, seja por meio de eventos científicos ou pela busca de cooperação em pesquisas estrangeiras. 

 
Aplicável 

Há diversos laboratórios disponíveis para a atuação dos alunos, nos quais eles podem propor formas de utilização do ferramental teórico para produzir conhecimentos sobre questões relevantes, ajudando na compreensão de diferentes assuntos, dilemas, acontecimentos e fenômenos.  

Sólido 

Com uma formação de excelência, o curso ajuda os profissionais a ingressarem ou a se consolidarem no mercado de trabalho, em especial nas áreas de acervos, instituições de memória e projetos de impacto social.

 
 
Inovador 

O PPHPBC não se limita a explorar recortes temáticos específicos, investindo em abordagens inovadoras para domínios de saber historiográfico considerados tradicionais. Para isso, aproveita a forte presença de cientistas sociais no quadro docente. 

DISCIPLINAS E CORPO DOCENTE

Professores notáveis, que são referências nacionais e internacionais em pesquisa e docência.
 

Corpo Docente

Com formação interdisciplinar, todos os professores do PPHPBC têm Doutorado em áreas como História, Antropologia, Ciência Política e Sociologia, o que amplia o leque teórico-metodológico e traz pluralidade para a formação dos alunos. 

A maioria do quadro docente se dedica integralmente às atividades de ensino e pesquisa na FGV CPDOC, mantendo-se acessível aos discentes no dia a dia da instituição. Além de ministrarem disciplinas e orientarem pesquisas de Mestrado e Doutorado, eles também atuam em laboratórios, conduzem os próprios projetos de investigação e participam de eventos nacionais e internacionais. 

Disciplinas

O aluno deve cursar duas disciplinas obrigatórias (História e Teoria Social e Métodos e Técnicas de Pesquisa); duas disciplinas optativas e dois seminários de pesquisa, que corresponderão à etapa de elaboração da dissertação, a cargo dos orientadores. As disciplinas e as bancas do Mestrado Acadêmico são presenciais. Uma das matérias optativas poderá ser substituída por disciplina de outro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecido, desde valha pelo menos quatro créditos ou 60 horas/aula e que seja previamente comunicado à Coordenação do PPHPBC

foto do coordenador
Coordenador do Curso
Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos

Doutor em História pela mesma instituição, com período-sanduíche na Universidade Paris IV (Sorbonne). Pós-doutor em Sociologia pela UNICAMP. 

ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO

Quer conhecer melhor o Mestrado, assista agora ao vídeo:

Etapas do Processo Seletivo

 

numero um
Análise de documentos

No site, o interessado deve enviar o Projeto de Pesquisa, o Memorial e o Currículo Lattes, os quais serão avaliados por uma Comissão constituída por docentes do Programa.   

numero dois
Prova de conteúdo específico

Os candidatos que passarem na primeira etapa devem fazer prova de conteúdo específico.  

numero três
Prova de inglês

Os candidatos que passarem na etapa anterior farão uma prova de inglês.

numero 4
Entrevista

Os candidatos que passarem em todas as etapas serão convocados para entrevista, que será realizada online.

Sobre a FGV CPDOC

O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil é a Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC): um núcleo que abriga conjuntos documentais relevantes para a história recente do país, desenvolve pesquisas em sua área de atuação e promove cursos de Graduação e Pós-graduação. 

 

Referência de Ensino e Pesquisa

Referência de ensino e pesquisa, o CPDOC reúne o mais importante acervo de arquivos pessoais de homens públicos do Brasil e conta com um total aproximado de 1,8 milhão de documentos. A instituição integra uma ampla rede nacional e internacional de associações profissionais e de grupos ativos nos segmentos de Arquivos e de Ciências Sociais. 

Por meio das múltiplas oportunidades oferecidas aos estudantes e pesquisadores, a FGV CPDOC torna possível a construção e o fortalecimento de um olhar multidisciplinar e crítico sobre as diferentes áreas das Ciências Sociais. 

 

Precisa de mais informações?

Deixe os seus dados abaixo que entraremos em contato para atender você! 

col
card

Ao manifestar interesse neste curso ou processo seletivo, você poderá receber comunicações futuras da FGV sobre novas oportunidades relacionadas no(s) meio(s) de contato designado(s). Caso não queira mais receber essas comunicações, você poderá se descadastrar a qualquer momento diretamente nas mensagens recebidas ou por meio do Portal do Titular, no link https://portal.fgv.br/protecao-dados-pessoais.