Em breve novas turmas
Avise-mePeríodo de inscrição:
03/06/2024 a 31/07/2024
APRESENTAÇÃO DO CURSO
A fronteira do conhecimento em economia
O Mestrado Acadêmico em Economia forma profissionais de ponta, que podem seguir várias vertentes: o mercado financeiro, o setor público, a microeconomia voltada para regulação, o comércio internacional, a observação dos fluxos de capitais e a macroeconomia aberta, entre outros.
Os alunos podem escolher essas áreas específicas para se dedicarem no mercado de trabalho ou para aprofundarem os estudos em um Doutorado posterior, tornando-se ícones do cenário econômico global.
Duração:
Até 2 anos e 6 meses.
Carga Horária:
480 horas
Créditos:
32 créditos.
Título Concedido:
Mestre em Economia
Trabalho de Conclusão:
Defesa de dissertação pública, a qual deve ser aprovada por um comitê.
O curso de mestrado treina alunos que desejam seguir carreira acadêmica fazendo um doutorado no Brasil ou no exterior. O curso também oferece excelente treinamento para indivíduos que desejam seguir carreira nos setores público ou privado.
O Mestrado Acadêmico em Economia é ideal para profissionais que desejam ser referências nacionais e internacionais no campo da Economia, seja por meio de uma atuação no mercado de trabalho, seja por intermédio de uma carreira acadêmica.
O curso é organizado em trimestres letivos, sendo quatro por ano, além de cursos de inverno e verão.
Os alunos de Mestrado precisam fazer 16 disciplinas de dois créditos, além de dois cursos de nivelamento, um de Estatística e outro de Matemática.
As disciplinas do curso são divididas em oito disciplinas obrigatórias e oito disciplinas eletivas. As disciplinas obrigatórias são: Econometrics I e II, Macroeconomics I e II, Microeconomics I e II, Applied Macroeconomics, e Applied Microeconomics.
Os alunos também precisam se matricular em quatro trimestres de Seminários Acadêmicos e dois trimestres de Seminários de Tese, e precisam apresentar um projeto de dissertação em um seminário de tese até o fim do segundo ano de curso.
A FGV EESP oferece bolsas de estudo, próprias ou de agências de fomento (CAPES e CNPq), para alunos aceitos no programa de Mestrado Acadêmico em Economia. Essa oferta depende da disponibilidade de recursos da escola e da existência de cotas de bolsa de agências de fomento.
Diferenciais do Mestrado Acadêmico em Economia
Contemporâneo
Há a conjunção entre pesquisa e ensino, o que torna o aprendizado sempre atual. Os alunos têm aulas com pesquisadores que possuem pares internacionais e que fazem publicações nos melhores periódicos do mundo, sempre antenados com as questões do momento.
Influente
Docentes renomados, muitos deles agraciados com o Prêmio Nobel em Economia, atuam como visitantes do Mestrado Acadêmico, compartilhando os seus ricos conhecimentos com os alunos.
Referência
Os alunos saem do Mestrado Acadêmico em Economia aptos para irem trabalhar nos setores privado e público, nacional e internacional. Eles já recebem convites antes mesmo de se formarem, já que os contratantes procuram pelos melhores.
Profundo
Existe a possibilidade de seguir aprofundando os estudos, por meio de um Doutorado na própria EESP ou em alguma universidade do exterior. Nos últimos anos, os alunos de Mestrado foram aceitos em alguns dos melhores programas de Doutorado em Economia do mundo, como Princeton, MIT, Northwestern, NYU, Stanford e Yale.
DISCIPLINAS E CORPO DOCENTE
Professores que marcam seus nomes no mundo da Economia.
Os professores pesquisadores do Mestrado Acadêmico em Economia da FGV SP publicam regularmente nos melhores periódicos do mundo, além de já terem recebido diversas bolsas e prêmios acadêmicos
Mestrado Acadêmico
O mestrado acadêmico tem duração máxima de dois anos e meio. O curso é organizado em trimestres letivos, com quatro trimestres por ano, além de cursos de inverno e verão. Os alunos de mestrado precisam fazer dezesseis disciplinas de dois créditos, além de dois cursos de nivelamento, um de Estatística e outro de Matemática. As disciplinas do curso são divididas em oito disciplinas obrigatórias e oito disciplinas eletivas. As disciplinas obrigatórias são: Econometrics I e II, Macroeconomics I e II, Microeconomics I e II, Applied Macroeconomics, e Applied Microeconomics. Os alunos também precisam se matricular em quatro trimestres de Seminários Acadêmicos e dois trimestres de Seminários de Tese, e precisam apresentar um projeto de dissertação em um seminário de tese até o fim do segundo ano de curso. Por último, os alunos precisam completar e defender uma dissertação de mestrado. A defesa de dissertação é pública, e um aluno precisa que a sua dissertação seja aprovada por um comitê.
Estrutura curricular sugerida do mestrado acadêmico
Confira o catálogo das disciplinas regularmente ofertadas no curso.
TESES E DISSERTAÇÕES
Conheça as dissertações dos nossos alunos do Mestrado Acadêmico em Economia.
Bancas Agendadas ›
Dissertações Publicadas ›
Acontece na FGV
Etapas do Processo Seletivo
A seleção de alunos para o mestrado acadêmico se dá por meio do Exame ANPEC.
Os candidatos devem enviar histórico escolar e carta de recomendação.
Prazo: 18/9
Coordenação entra em contato com candidato por e-mail ou telefone.
Escola se reúne com candidatos que aceitaram o convite. A reunião pode ser de forma presencial ou online. Programação é enviada por e-mail.
O aceite ocorrerá pelo site da ANPEC: www.anpec.org.br, assim como a divulgação do resultado.
Sobre a FGV EESP
A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) é um centro de excelência na geração e transmissão do saber econômico, que contribui para a formação de uma elite intelectual e dirigente do país.
Contando com diversos centros e núcleos de pesquisa, a escola possui uma parceria com a Ripple sobre criptofinanças e um Núcleo de Estudos em Data Science (NDS).
A FGV EESP também conta com uma série ativa de seminários acadêmicos, nos quais professores e alunos apresentam trabalhos e contribuem, de maneira fundamental, para a vida intelectual da escol
Precisa de mais informações?
Deixe seu contato abaixo para receber nosso atendimento.