Mestrado Profissional
ECMI
Rio de Janeiro
Comunicação Digital e Cultura de Dados
RJ
2024-10-14 - 2024-12-13

R$ 80,00

Comunicação Digital e Cultura de Dados
Período de inscrição:

14/10/2024 a 13/12/2024

Taxa de Inscrição:

R$ 80,00

EDITAL E ERRATAS
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O Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados da FGV Comunicação Rio (Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas) prepara profissionais para lidar com o cenário crescente de dataficação dos processos, produtos e serviços nos diferentes setores da comunicação e na pesquisa aplicada. O curso estimula a aplicação de conhecimento de ponta como instrumento para o desenvolvimento de soluções, serviços e produtos inovadores no campo da comunicação. Prática e teoria equilibram o saber científico voltado para a resolução de problemas concretos.
Ao estimular a capacidade inovadora, o programa deixa os alunos aptos para atuar em diferentes frentes do mercado de trabalho, abrindo também oportunidades para que exerçam atividades de pesquisa e docência.
Por ser realizado em tempo parcial, o Mestrado não exige dedicação exclusiva e pode ser conciliado com a carreira profissional dos discentes. 
  • Duração:

    18 meses.


  • Carga Horária:

    510h


  • Horário:

    Disciplinas obrigatórias presenciais concentradas das 9h às 18h (a cada trimestre, quatro vezes por semana). As disciplinas eletivas e optativas podem ocorrer por metodologias ativas, duas vezes por semana, das 19h às 22h, de acordo com a grade do trimestre.


  • Créditos:

    34


  • Titulação:

    Mestre em Comunicação


  • Trabalho de conclusão:

    Produção de pesquisa aplicada por meio de desenvolvimento de produtos, dissertação ou artigo científico realizado pelo aluno. A defesa será feita para banca pública composta por três professores doutores, sendo um deles professor externo à FGV Comunicação Rio.

Objetivo

O Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados da FGV Comunicação Rio tem como objetivo capacitar profissionais para lidar com a realidade de crescente  datificação dos processos, produtos e serviços nos diferentes atividades profissionais da comunicação, seja nas redações jornalísticas, nas agências de publicidade e de relações públicas, na comunicação corporativa ou em centros de pesquisa.

A quem se destina

O curso é voltado para profissionais de comunicação, já inseridos no mercado, com interesse em atuar em diferentes setores público, privado e no terceiro setor. Os profissionais formados nesse mestrado serão capazes de articular temas, ferramentas e estratégias de comunicação a partir da análise de dados digitais. São eixos de interesse: Comunicação Digital, gestão, tecnologia e inovação. Pessoas que olham para a transformação e inovação na cultura de dados das organizações.

Investimento

R$ 61.649,10 à vista. O aluno também pode parcelar em até 18 (dezoito) vezes, com parcelas mensais no valor de R$ 3.805,50.
 

Funcionamento

A estrutura curricular do curso é baseada na aplicação prática de conhecimentos a partir de aulas expositivas, palestras, seminários, entre outras atividades. A troca de experiências e o debate são parte da metodologia em que os alunos são agentes ativos no processo de aprendizagem e co-responsáveis pela qualidade do produto final.

Conheça as linhas de atuação

O Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados oferece duas linhas de atuação:

Inteligência de Dados e Sociedade

Esta linha é fundamentada em abordagens que compreendem que os dados gerados pelas interações mediadas são elementos centrais para a compreensão das dinâmicas políticas, sociais, econômicas e culturais contemporâneas. A linha de atuação é focada, de forma específica, em:

a) investigar como os dados estruturam as relações sociais contemporâneas e quais são as consequências desse processo;

b) examinar como esta profusão de dados pode aprimorar as maneiras de conhecer, interpretar e construir o mundo, a partir do desenvolvimento de metodologias, visualizações e modelos de análise que melhor orientem a inovação, a resolução de problemas e a tomada de decisões dos profissionais contemporâneos;

c) refletir criticamente sobre o estado atual e o prognóstico da qualidade e disponibilidade dos dados usados em análises, mensurações e predições na pesquisa social para futuras aplicações com impactos social e econômico, considerando também os desafios éticos que emergem a partir dessas abordagens.

Conteúdos, Produtos e Serviços Digitais

Esta linha está focada na criação de tipos diversos de produções digitais que inovem no campo da comunicação. A linha de atuação mira, de forma específica, na:

a) criação de conteúdo e de narrativas digitais, com uso de recursos multimodais e multimidiáticos, técnicas transmídia, experiências imersivas e outras características potenciais típicas de plataformas e ecossistemas digitais;

b) concepção de produtos digitais, a partir do constante pensar de ideias e soluções inovadoras para a melhoria de processos, negócios, instituições, governos e a sociedade;

c) oferta aprimorada de serviços digitais, com aplicação de métodos, técnicas e ferramentas aos canais de comunicação e interação com o público-alvo.  

O programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação, Sociedade e Cultura Digital (PPGCOM) da FGV Comunicação Rio (Escola de Comunicação, Mídia e Informação) tem como objetivos:

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Autonomia

Formar profissionais capazes de atuar na área da Comunicação Digital com autonomia, independência de pensamento e ética;

Reflexão crítica

Promover a reflexão crítica sobre o funcionamento e as implicações de tecnologias, plataformas, metodologias e ferramentas digitais em práticas, processos, modelos de negócio e organizações de comunicação;

Novo profissional

Caracterizar e formatar o papel do profissional de comunicação na emergente cultura de dados, fomentando o desenvolvimento do mercado da comunicação digital no Brasil e na América Latina.

Inovação

Impulsionar o empreendedorismo, a inovação e o fortalecimento do setor de comunicação digital, estimulando o desenvolvimento de produtos e serviços interativos, imersivos, transmídia e baseados em dados;

Formação continuada

Proporcionar meios e conhecimento prático-teóricos para a formação continuada de profissionais interessados na aplicação de ciência de dados para analisar, compreender e intervir em processos comunicacionais, sociais e políticos;

Produção

Desenvolver nos alunos habilidades para a produção e a transmissão de conhecimentos em Comunicação Digital.

DISCIPLINAS

O Mestrado profissional em Comunicação Digital é composto por 12 disciplinas de 2 créditos ou 30 horas cada, incluindo o componente curricular referente ao Seminário de Elaboração de Projeto (30h), totalizando 24 créditos ou 360 horas em disciplinas curriculares. Além disso, é prevista carga horária dedicada à Orientação (60h) e à Elaboração do Trabalho Final (90h), para elaboração do trabalho de conclusão de curso, totalizando 10 créditos ou 150 horas.

Disciplinas

A grade curricular do Mestrado Profissional inclui:

  • 5 (cinco) disciplinas obrigatórias com 30 horas cada: total de 10 créditos e 150 horas.
  • 3 (três) disciplinas eletivas com 30 horas cada: total de 6 créditos e 90 horas.
  • 4 (quatro) disciplinas optativas com 30 horas cada: total de 8 créditos e 120 horas.
  • Orientação para Elaboração do Projeto Final: total de 4 créditos e 60 horas.
  • Elaboração do Projeto Final: total de 6 créditos e 90 horas.

Disciplinas Obrigatórias (30hrs cada)

  1. Teorias da comunicação
  2. Pesquisa e análise em redes sociais
  3. Metodologia de pesquisa em comunicação digital
  4. Teorias das mídias digitais
  5. Seminário de Elaboração de Projeto

Disciplinas Eletivas (30hrs cada)

Linha de Pesquisa: Conteúdos, produtos e serviços digitais

  • Conteúdo digital, multimídia e interativo
  • Públicos, mercados e práticas de consumo
  • Marketing Digital
  • Business intelligence aplicada à comunicação
  • Oficina de produção de conteúdo orientado por dados

Linha de Pesquisa: Inteligência de dados e sociedade

  • Oficina de análise e extração de dados digitais
  • Economia política da comunicação e regulação de plataformas
  • Comunicação e política on-line
  • Ciências sociais computacionais

 

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