Período de inscrição:
14/10/2024 a 13/12/2024
Taxa de Inscrição:
R$ 80,00
O Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados da FGV Comunicação Rio (Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas) prepara profissionais para lidar com o cenário crescente de dataficação dos processos, produtos e serviços nos diferentes setores da comunicação e na pesquisa aplicada. O curso estimula a aplicação de conhecimento de ponta como instrumento para o desenvolvimento de soluções, serviços e produtos inovadores no campo da comunicação. Prática e teoria equilibram o saber científico voltado para a resolução de problemas concretos.
Ao estimular a capacidade inovadora, o programa deixa os alunos aptos para atuar em diferentes frentes do mercado de trabalho, abrindo também oportunidades para que exerçam atividades de pesquisa e docência.
Por ser realizado em tempo parcial, o Mestrado não exige dedicação exclusiva e pode ser conciliado com a carreira profissional dos discentes.
Duração:
18 meses.
Carga Horária:
510h
Horário:
Disciplinas obrigatórias presenciais concentradas das 9h às 18h (a cada trimestre, quatro vezes por semana). As disciplinas eletivas e optativas podem ocorrer por metodologias ativas, duas vezes por semana, das 19h às 22h, de acordo com a grade do trimestre.
Créditos:
34
Titulação:
Mestre em Comunicação
Trabalho de conclusão:
Produção de pesquisa aplicada por meio de desenvolvimento de produtos, dissertação ou artigo científico realizado pelo aluno. A defesa será feita para banca pública composta por três professores doutores, sendo um deles professor externo à FGV Comunicação Rio.
O Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados da FGV Comunicação Rio tem como objetivo capacitar profissionais para lidar com a realidade de crescente datificação dos processos, produtos e serviços nos diferentes atividades profissionais da comunicação, seja nas redações jornalísticas, nas agências de publicidade e de relações públicas, na comunicação corporativa ou em centros de pesquisa.
O curso é voltado para profissionais de comunicação, já inseridos no mercado, com interesse em atuar em diferentes setores público, privado e no terceiro setor. Os profissionais formados nesse mestrado serão capazes de articular temas, ferramentas e estratégias de comunicação a partir da análise de dados digitais. São eixos de interesse: Comunicação Digital, gestão, tecnologia e inovação. Pessoas que olham para a transformação e inovação na cultura de dados das organizações.
R$ 61.649,10 à vista. O aluno também pode parcelar em até 18 (dezoito) vezes, com parcelas mensais no valor de R$ 3.805,50.
A estrutura curricular do curso é baseada na aplicação prática de conhecimentos a partir de aulas expositivas, palestras, seminários, entre outras atividades. A troca de experiências e o debate são parte da metodologia em que os alunos são agentes ativos no processo de aprendizagem e co-responsáveis pela qualidade do produto final.
Conheça as linhas de atuação
O Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados oferece duas linhas de atuação:
Esta linha é fundamentada em abordagens que compreendem que os dados gerados pelas interações mediadas são elementos centrais para a compreensão das dinâmicas políticas, sociais, econômicas e culturais contemporâneas. A linha de atuação é focada, de forma específica, em:
a) investigar como os dados estruturam as relações sociais contemporâneas e quais são as consequências desse processo;
b) examinar como esta profusão de dados pode aprimorar as maneiras de conhecer, interpretar e construir o mundo, a partir do desenvolvimento de metodologias, visualizações e modelos de análise que melhor orientem a inovação, a resolução de problemas e a tomada de decisões dos profissionais contemporâneos;
c) refletir criticamente sobre o estado atual e o prognóstico da qualidade e disponibilidade dos dados usados em análises, mensurações e predições na pesquisa social para futuras aplicações com impactos social e econômico, considerando também os desafios éticos que emergem a partir dessas abordagens.
Esta linha está focada na criação de tipos diversos de produções digitais que inovem no campo da comunicação. A linha de atuação mira, de forma específica, na:
a) criação de conteúdo e de narrativas digitais, com uso de recursos multimodais e multimidiáticos, técnicas transmídia, experiências imersivas e outras características potenciais típicas de plataformas e ecossistemas digitais;
b) concepção de produtos digitais, a partir do constante pensar de ideias e soluções inovadoras para a melhoria de processos, negócios, instituições, governos e a sociedade;
c) oferta aprimorada de serviços digitais, com aplicação de métodos, técnicas e ferramentas aos canais de comunicação e interação com o público-alvo.
O programa
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação, Sociedade e Cultura Digital (PPGCOM) da FGV Comunicação Rio (Escola de Comunicação, Mídia e Informação) tem como objetivos:
Autonomia
Formar profissionais capazes de atuar na área da Comunicação Digital com autonomia, independência de pensamento e ética;
Reflexão crítica
Promover a reflexão crítica sobre o funcionamento e as implicações de tecnologias, plataformas, metodologias e ferramentas digitais em práticas, processos, modelos de negócio e organizações de comunicação;
Novo profissional
Caracterizar e formatar o papel do profissional de comunicação na emergente cultura de dados, fomentando o desenvolvimento do mercado da comunicação digital no Brasil e na América Latina.
Inovação
Impulsionar o empreendedorismo, a inovação e o fortalecimento do setor de comunicação digital, estimulando o desenvolvimento de produtos e serviços interativos, imersivos, transmídia e baseados em dados;
Formação continuada
Proporcionar meios e conhecimento prático-teóricos para a formação continuada de profissionais interessados na aplicação de ciência de dados para analisar, compreender e intervir em processos comunicacionais, sociais e políticos;
Produção
Desenvolver nos alunos habilidades para a produção e a transmissão de conhecimentos em Comunicação Digital.
DISCIPLINAS
O Mestrado profissional em Comunicação Digital é composto por 12 disciplinas de 2 créditos ou 30 horas cada, incluindo o componente curricular referente ao Seminário de Elaboração de Projeto (30h), totalizando 24 créditos ou 360 horas em disciplinas curriculares. Além disso, é prevista carga horária dedicada à Orientação (60h) e à Elaboração do Trabalho Final (90h), para elaboração do trabalho de conclusão de curso, totalizando 10 créditos ou 150 horas.
A grade curricular do Mestrado Profissional inclui:
- 5 (cinco) disciplinas obrigatórias com 30 horas cada: total de 10 créditos e 150 horas.
- 3 (três) disciplinas eletivas com 30 horas cada: total de 6 créditos e 90 horas.
- 4 (quatro) disciplinas optativas com 30 horas cada: total de 8 créditos e 120 horas.
- Orientação para Elaboração do Projeto Final: total de 4 créditos e 60 horas.
- Elaboração do Projeto Final: total de 6 créditos e 90 horas.
Disciplinas Obrigatórias (30hrs cada)
- Teorias da comunicação
- Pesquisa e análise em redes sociais
- Metodologia de pesquisa em comunicação digital
- Teorias das mídias digitais
- Seminário de Elaboração de Projeto
Disciplinas Eletivas (30hrs cada)
Linha de Pesquisa: Conteúdos, produtos e serviços digitais
- Conteúdo digital, multimídia e interativo
- Públicos, mercados e práticas de consumo
- Marketing Digital
- Business intelligence aplicada à comunicação
- Oficina de produção de conteúdo orientado por dados
Linha de Pesquisa: Inteligência de dados e sociedade
- Oficina de análise e extração de dados digitais
- Economia política da comunicação e regulação de plataformas
- Comunicação e política on-line
- Ciências sociais computacionais
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