INGRESSO EM SETEMBRO DE 2025
Em breve novas turmas
Avise-mePeríodo de inscrição:
12/05/2025 a 23/06/2025
Taxa de Inscrição:
R$ 80,00
FGV Comunicação, Fundação Itaú e Aberje oferecem nova turma do Mestrado Profissional com 36 bolsas integrais
A turma 2025.2, em parceria com a Fundação Itaú e a Aberje, é voltada para profissionais que atuam no terceiro setor ou em empresas com áreas estruturadas de ESG. Nesta edição, a Fundação Itaú oferecerá 30 bolsas de estudos, enquanto a FGV Comunicação disponibilizará 6, para contribuir com o desenvolvimento do terceiro setor no âmbito da Comunicação Digital.
Ao estimular a capacidade inovadora, o programa deixa os alunos aptos para atuar em diferentes frentes do mercado de trabalho, abrindo também oportunidades para que exerçam atividades de pesquisa e docência.
Por ser realizado em tempo parcial, o Mestrado não exige dedicação exclusiva e pode ser conciliado com a carreira profissional dos discentes.
Duração:
18 meses.
Carga Horária:
510h
Horário:
Disciplinas obrigatórias presenciais concentradas das 9h às 18h (a cada trimestre, quatro vezes por semana). As disciplinas eletivas e optativas podem ocorrer por metodologias ativas, duas vezes por semana, das 19h às 22h, de acordo com a grade do trimestre.
Créditos:
34
Titulação:
Mestre em Comunicação
Trabalho de conclusão:
Produção de pesquisa aplicada por meio do desenvolvimento de produto agregado à dissertação ou à artigo científico realizado pelo aluno. Os produtos podem ser: aplicativos, materiais didáticos, tutoriais ou programa de mídia.
O mestrado profissional tem como principais objetivos formar profissionais autônomos e éticos, promover uma reflexão crítica sobre tecnologias digitais, e fortalecer o papel do comunicador na cultura de dados emergente. Além disso, busca impulsionar o empreendedorismo e a inovação no setor, estimulando o desenvolvimento de produtos e serviços interativos e baseados em dados. Também visa proporcionar conhecimento prático-teórico para aplicação da Ciência de Dados na análise e intervenção em processos comunicacionais, sociais e políticos, e desenvolver habilidades para a produção e transmissão de conhecimentos na área da Comunicação Digital.
O curso é voltado para profissionais já inseridos no mercado, com interesse em aprofundar seus conhecimentos em Comunicação Digital, Gestão, Dados e Inovação. O público-alvo inclui profissionais do Terceiro Setor, profissionais que atuam com comunicação em organizações governamentais ou em empresas com sólida atuação no campo de ESG. Os profissionais formados nesse mestrado serão capazes de articular temas, ferramentas e estratégias de comunicação a partir da análise de dados digitais. Pessoas que olham para a transformação e inovação na cultura de dados das organizações.
A estrutura curricular do curso é baseada na aplicação prática de conhecimentos a partir de aulas expositivas, palestras, seminários, entre outras atividades. A troca de experiências e o debate são parte da metodologia em que os alunos são agentes ativos no processo de aprendizagem e co-responsáveis pela qualidade do produto final.
Conheça as linhas de atuação
O Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados oferece duas linhas de atuação:
Esta linha é fundamentada em abordagens que compreendem que os dados gerados pelas interações mediadas são elementos centrais para a compreensão das dinâmicas políticas, sociais, econômicas e culturais contemporâneas. A linha de atuação é focada, de forma específica, em:
Ética, dados e inteligência artificial
Comunicação e política on-line
Economia política da comunicação e regulação de plataformas
Esta linha está focada na criação de tipos diversos de produções digitais que inovem no campo da comunicação. A linha de atuação mira, de forma específica, na:
Conteúdo digital, multimídia e interativo
Business intelligence aplicada à comunicação
Públicos, mercados e práticas de consumo
O programa
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação, Sociedade e Cultura Digital (PPGCOM) da FGV Comunicação Rio (Escola de Comunicação, Mídia e Informação) tem como objetivos:

Autonomia
Formar profissionais capazes de atuar na área da Comunicação Digital com autonomia, independência de pensamento e ética;
Reflexão crítica
Promover a reflexão crítica sobre o funcionamento e as implicações de tecnologias, plataformas, metodologias e ferramentas digitais em práticas, processos, modelos de negócio e organizações de comunicação;
Novo profissional
Caracterizar e formatar o papel do profissional de comunicação na emergente cultura de dados, fomentando o desenvolvimento do mercado da comunicação digital no Brasil e na América Latina.
Inovação
Impulsionar o empreendedorismo, a inovação e o fortalecimento do setor de comunicação digital, estimulando o desenvolvimento de produtos e serviços interativos, imersivos, transmídia e baseados em dados;
Formação continuada
Proporcionar meios e conhecimento prático-teóricos para a formação continuada de profissionais interessados na aplicação de ciência de dados para analisar, compreender e intervir em processos comunicacionais, sociais e políticos;
Produção
Desenvolver nos alunos habilidades para a produção e a transmissão de conhecimentos em Comunicação Digital.
DISCIPLINAS
O Mestrado profissional em Comunicação Digital é composto por 12 disciplinas de 2 créditos ou 30 horas cada, incluindo o componente curricular referente ao Seminário de Elaboração de Projeto (30h), totalizando 24 créditos ou 360 horas em disciplinas curriculares. Além disso, é prevista carga horária dedicada à Orientação (60h) e à Elaboração do Trabalho Final (90h), para elaboração do trabalho de conclusão de curso, totalizando 10 créditos ou 150 horas.
A grade curricular do Mestrado Profissional inclui:
- 5 (cinco) disciplinas obrigatórias com 30 horas cada: total de 10 créditos e 150 horas.
- 3 (três) disciplinas eletivas com 30 horas cada: total de 6 créditos e 90 horas.
- 4 (quatro) disciplinas optativas com 30 horas cada: total de 8 créditos e 120 horas.
- Orientação para Elaboração do Projeto Final: total de 4 créditos e 60 horas.
- Elaboração do Projeto Final: total de 6 créditos e 90 horas.
Disciplinas Obrigatórias (30hrs cada)
- Teorias da comunicação
- Pesquisa e análise em redes sociais
- Metodologia de pesquisa em comunicação digital
- Teorias das mídias digitais
- Seminário de Elaboração de Projeto
Disciplinas Eletivas (30hrs cada)
Linha de Pesquisa: Conteúdos, produtos e serviços digitais
- Conteúdo digital, multimídia e interativo
- Públicos, mercados e práticas de consumo
- Marketing Digital
- Business intelligence aplicada à comunicação
- Oficina de produção de conteúdo orientado por dados
Linha de Pesquisa: Inteligência de dados e sociedade
- Oficina de análise e extração de dados digitais
- Economia política da comunicação e regulação de plataformas
- Comunicação e política on-line
- Ciências sociais computacionais
Disciplinas Optativas
- Storytelling e narrativa transmídia
- Planejamento e gestão estrategica de comunicação digital
- Tópicos especiais em comunicação: advocacy e comunicação
- Tópicos especiais em comunicação: organização e legitimidade
- Estudos crítios de midia e cultura digital
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